HMS Queen Elizabeth fará sua estreia em combate. Segundo o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK), os caças britânicos Lockheed Martin F-35B, operando a partir do HMS Queen Elizabeth (R 08) que lidera o Carrier Strike Group (CSG21) se juntarão à Operação Shader, como o Reino Unido denomina a luta contra os terroristas do Daesh (Estado Islâmico) na Síria e no Iraque.
O anuncio foi feito ontem, 3 de maio enquanto a frota se desloca para seus primeiros exercícios operacionais de sua primeira comissão, culo primeiro compromisso é o exercício Joint Warrior da OTAN. Esta é a primeira vez que aviões de combate britânicos embarcam em um porta-aviões operacional desde 2010. Será também a estreia do novo porta-aviões da Royal Navy em ações de combate. O 617 Squadron da RAF ‘The Dambusters’ irá fornecer apoio aéreo às operações de combate ao Daesh no Iraque e na Síria. As missões de ataque serão efetivadas durante o cruzeiro rumo a região Indo-Pacifico a partir do final de maio e início de junho de 2021. Ao todo oito F-35B do 617 Sq estarão a bordo junto com outros cinco F-35B do VMFA-211 do USMC. Esta é a maior força de F-35 operacional já embarcada.
.
Os jatos F-35B Lightning vão ser um poderoso golpe contra o Daesh e ajudar a prevenir que eles recuperem uma posição no Iraque. Este é um excelente exemplo das Forças Armadas do Reino Unido avançando com nossos aliados para enfrentar ameaças persistentes em todo o mundo. É a Grã-Bretanha Global em ação.
Ministro das Forças Armadas, James Heappey MP
Este é um desdobramento conjunto da Força Aérea Real e da Marinha Real que tem o compromisso de enfrentar ameaças persistentes em todo o mundo e fazer uma contribuição significativa para a segurança global. Os F-35B Lightning, farão uma contribuição significativa na degradação do Daesh.
Esta implantação representa a personificação da Capacidade Expedicionária Conjunta do Reino Unido e a utilização dos F-35Bs na luta contra o Daesh demonstrará ainda mais nosso compromisso em garantir sua derrota global.
O Chefe de Operações Conjuntas — Vice-almirante Sir Ben Key
Originally tweeted by HMS Queen Elizabeth🇬🇧 (@HMSQNLZ) on 3 de May de 2021.