HMS Queen Elizabeth e Charles De Gaulle se encontram no Mediterrâneo. As naus-capitânia da Marinha Real Britânica (RN) e da Marinha Nacional Francesa (MNF) se encontraram para um exercício conjunto. De acordo com o comunicado da RN, o HMS Queen Elizabeth (R08) e o porta-aviões francês Charles De Gaulle (R91) participaram do Exercício Gallic Strike, realizado no Mar Mediterrâneo.
Durante três dias (01-03/06), os meios navais e aéreos dos Carrier Strike Groups britânico e francês, participaram de treinamentos de combates no Mediterrâneo Ocidental.
O HMS Queen Elizabeth é o navio líder do Carrier Strike Group 21 (CSG21), que realiza um deslocamento de sete meses com destino à região Ásia-Pacífico. Durante o desdobramento, o CSG21 irá visitar mais de 40 países e realizar cerca de 70 exercícios com nações aliadas. O CSG21 está composto por navios das Marinhas britânica, americana, holandesa e do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, além de meios aéreos britânicos e americanos.
O Carrier Strike Group da França, liderada pelo porta-aviões Charles De Gaulle, está em um destacamento de cinco meses entre a o Mediterrâneo Oriental, Golfo Pérsico e Oceano Índico. Um dos objetivos é o apoio a Operação Inherent Resolve, uma missão liderada pelos EUA de forças de vários países com a objetivo de eliminar os remanescentes do Estado Islâmico que ocupam grandes áreas do território sírio e iraquiano.
@FFO