HMS Prince of Wales realiza qualificação a bordo. Enquanto o navio que da nome a classe – o HMS Queen Elizabeth (R08) realiza sua primeira comissão, o segundo navio da mesma classe o HMS Prince of Wales (R09) realizou esta semana diversas qualificações e requalificações de aeronaves de asas rotativas a bordo, tanto da Royal Navy (RN) como da Royal Air Force (RAF). Ele deixou a Base Naval de Portsmouth em 30 de abril 2021 para testes de mar, após reparos. Em maio de 2020, o R09 sofreu uma inundação a bordo, que a Marinha Real descreveu como “menores e não preocupantes”. Isso foi seguido por uma inundação mais significativa em outubro de 2020, que causou danos ao seu cabeamento elétrico e obrigou o navio a parar para reparos.
Entre as aeronaves que estiveram embarcado no dia 12 de maio, está o Boeing Chinook HC6A ZD984 do Sqn 27 da RAF Odihan, com as marcas dos 40 anos deste lendário helicóptero na RAF. As operações foram feitas ao largo da costa do Reino Unido em uma mistura de diversos clima meteorológicos, num digamos, “perfeito clima britânico”.
Além dele, outro Chinook da RAF do Sqn 18, um AW101 Merlin e um AS365N2 Douphin, ambos da Royal Navy (Fleet Air Arm) realizaram qualificações a bordo.
O HMS Prince of Wales é um dos dois novos porta-aviões do Reino Unido com deslocamento de 65 mil toneladas. Sua cabine de comando tem 70 metros de largura e 280 metros de comprimento. Ela terá uma tripulação (tripulação mínima) de cerca de 700 militares que pode chegar a cerca de 1.600, o destacamento aéreo embarcado. O HMS Prince of Wales poderá embarcar 36 F-35B e quatro helicópteros Merlin. Atualmente está em fase de testes de mar.
Because we liked yesterday’s setting sun so much, here is another.
@CAS