Histórico Lockheed C-121A Constellation volta aos céus. Após um trabalho de restauração que levou cerca de oito anos, um clássico Lockheed C-121A Constellation voltou aos céus no último dia 21 de junho. O “Connie”, matrícula civil N422NA (número de construção 2605), pertence à Lewis Air Legends, de San Antonio, no Texas, e foi restaurada pela empresa Fighter Rebuilders, de Chino, na Califórnia (EUA).
Construído em 1947, este Constellation inicialmente foi incorporado pela USAF sob a matrícula militar 48-613, tendo participado da “Berlin Airlift” em 1949, ao final da Segunda Guerra Mundial. Pouco mais de um ano depois, na Guerra da Coreia, ele foi configurado para servir como aeronave de transporte pessoal do General Douglas MacArthur, Comandante das Forças Aliadas, onde recebeu o nome de batismo “Bataan”.
Em 1965 o 48-613 “Bataan” deixou a vida militar, e foi repassado para a NASA, onde recebeu a matrícula civil (N422NA) que carrega até hoje. Na Agência Espacial dos EUA este C-121A esteve diretamente envolvido nas missões de suporte ao programa espacial Apollo. Em 1969 ele foi adquirido pelo Museu de Aviação do Exército dos EUA, em Fort Rucker, Alabama, e em 1993 foi comprado pelo Planes of Fame Air Museum, que o manteve na sua sede de Valle, no Arizona.
Em 2015, Rod Lewis comprou o N422NA para restaurá-lo. Sem voar há cerca de 20 anos, foi necessária uma força-tarefa e muito investimento para que o velho “Bataan” pudesse seguir voando de Valle para Chino. Foi o que aconteceu em 14 de janeiro de 2016, conforme registrado no vídeo abaixo.
Desde então, ele está aos cuidados da Fighter Rebuilders, que nesses mais de sete anos reconstruiu completamente a velha águia. O voo da última quarta-feira (21/06) é o início de uma corrida contra o relógio, para que o C-121A “Bataan” seja uma das estrelas do EAA AirVenture, que ocorrerá no mês que vem em Oshkosh, no Wisconsin. Somente depois da do show aéreo, o N422NA seguirá para sua nova casa no Lewis Air Legends.
Fonte: Scramble Magazine
@FFO