HhART ajuda os F/A-18 e EA-18 a aumentar sua disponibilidade. O escritório do Naval Air Systems Command (NAVAIR) responsável pelo programa F/A-18 e EA-18G (PMA-265) vem experimentando uma extensão do estado de prontidão destas aeronaves, graças em parte à ferramenta Hornet Health Assessment and Readiness Tool ou HhART. A nova ferramenta surgiu par auxiliar a US Navy a ampliar as taxas de disponibilidade da frota, a pedido do Departamento de Defesa em 2019.
Em 1º de junho, o programa também marcou 90 dias sem um Episódio Fisiológico (PE Physiological Episode) relatado em toda a frota de F/A-18C/D/E/F e EA-18G – citando o HhART como o principal agente contribuinte para a redução notável. A principal função do HhART é identificar a degradação de componentes e permitir o planejamento de manutenção proativa, evitando assim que a aeronave seja retirada de voo, cancele missão ou pior, cause algum acidente.
“Esta é a primeira vez em mais de 10 anos que passamos mais de três meses sem um PE relatado”, disse o Capitão Stephen May, gerente adjunto do programa Growler para PMA-265. “Isso por si só é uma grande história de sucesso e é um resultado direto da investigação da raiz das causas e da ação corretiva de PE de nossa equipe e da inovação radical do HhART, que ajuda a prevenir falhas nos componentes antes que aconteçam”.
O HhART surgiu em 2018, inicialmente como derivado de uma abordagem “radicalmente diferente” para entender a interação da função PE as aeronaves. O HhART foi testado em uma versão beta pelo Strike Fighter Squadron 213 (VFA-213), em fevereiro de 2019. No mês seguinte, os bons resultado permitiram a implantação em toda a frota de F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler.
Durante o primeiro ano de uso do HhART na frota F/A-18, as ocorrências de PEs diminuíram cerca de 75% os PEs relacionados à pressurização, que eram historicamente vinculados a falhas de componentes. O HhART usa os dados da aeronave e do Slam Stick, combinados com a análise de dados avançada, para identificar degradação ou excesso de uso de componentes ou seções específicas de um sistema e, em seguida, sinaliza a ação de manutenção quase que em tempo real.
O rápido e bem-sucedido desenvolvimento e implantação da ferramenta por um grupo inovador de engenheiros e cientistas de dados em todo o país proporcionou uma ferramenta preventiva de diagnóstico para mitigar os fatores relacionados ao PE. No entanto, o HhART rapidamente provou ser valioso no apoio a iniciativas de prontidão e sustentação também operacional e não só de manutenção, pois antecipa falhas em aeronaves na linha de voo.
O engenheiro aeroespacial Andrew Palek foi um membro central da equipe de desenvolvimento e agora apóia seu uso e expansão como parte da Equipe de Suporte da Frota F/A-18 e EA-18G na Naval Air Station North Island, Califórnia.
Ele explicou que, por meio dessa análise de dados o HhART identifica componentes específicos em degradação e sinaliza condições específicas, em seguida, alerta o esquadrão e fornece ações corretivas prescritas e um cronograma correspondente (ou seja, antes do próximo voo ou nos próximos 10 voos). Tudo isso geralmente ocorre antes de qualquer falha real ou emergências durante o voo, gerando um status de confiabilidade.
Na prática, o HhART reduz o tempo de manutenção e o número de problemas da equipe de manutenção, resultando em ações de manutenção mais rápidas e focadas, sem as intermináveis “pesquisas de pane”. A identificação antecipada permite que os esquadrões planejem reparos, solicitem peças que serão necessárias e criarem uma rotina de reparos programáveis, evitando o tempo de inatividade não planejada e fazendo com que os jatos parados voltem a funcionar com muito mais rapidez.
Vários recursos e alertas do HhART estão ativos no F/A-18 Automated Maintenance Environment (FAME), que permite por exemplo, a entrega imediata de alertas pós-voo em logs. O HhART está sendo direcionado para ajudar a resolver os problema de manutenção das unidades de controle do gerador da aeronave e já está conduzindo algumas análises para o pod de EW ALQ-99 do Growler. A Marinha antevê que o HhART continuará a se expandir, com escopo dos dados sendo ampliado com o tempo.
O software atualmente suporta todos os tipos/modelos/séries da US Navy e US Marine Corps, incluindo F/A-18C/D/E/F e EA-18G Growler, bem como os F/A-18F e EA-18G da Royal Australian Air Force (RAAF).
“Os dados das aeronaves estavam lá o tempo todo, mas só depois do HhART é que pudemos aproveitá-los e fazer deles um bom uso, fazendo disto uma virada na vida operacional do Hornets, Super Hornets e Growlers”, disse Don Salamon, líder da equipe de produto integrado de análise de dados PMA-265.
@CAS