HH-60W Jolly Green II parte para primeira implantação no exterior. Pela primeira vez, a USAF enviou para uma missão no exterior o HH-60W Jolly Green II, seu mais moderno helicóptero de busca e resgate em combate (C-SAR). Sem informar detalhes da missão, o HH-60W do 347th Rescue Group sediado em na Base Aérea de Moody, na Geórgia, foi levado no final do mês passado para sua primeira operação fora dos EUA.
No último dia 07 de setembro, um HH-60W de Moody AFB (matrícula 19‐14490) fez sua primeira missão aeromédica em território dos EUA, transportando um militar de um hospital em Valdosta, na Geórgia, para Tampa, Flórida. O Jolly Green II do 347th RG estava participando de um treinamento de rotina, quando foi acionado para executar a missão real, para a qual utilizou o código de chamada no rádio “Air Force Rescue 490”.
Entre o acionamento, a preparação e a decolagem com a vítima, um piloto de A-10C Thuanderbolt II do 75th Fighter Squadron, de um campo de futebol próximo de Valdosta, foram necessários cerca de 45 minutos, um tempo considerado muito bom e mais rápido que o normal para esse tipo de resgate.
A tripulação do HH-60W estava composta por três aviadores, um médico e dois paramédicos do 38th Rescue Squadron de Moody AFB. O Capitão John “Jack Sparrow” O’Neill, Comandante do HH-60W “Air Force Rescue 490” disse que apesar da meteorologia desfavorável em parte da rota de 200 milhas até Tampa, o voo ocorreu sem sobressaltos.
A missão doméstica realizada pelo “Air Force Rescue 490” foi considerada real pelo Air Force Rescue Coordination Center, que creditou a realização aos militares dos 41st e 38th Rescue Squadrons.
Recentemente a USAF liberou o HH-60W para realizar missões básicas de combate, após alcançar sua Capacidade Operacional Inicial (IOC). Atualmente a USAF conta com pelo menos quatro Jolly Green II e seus tripulantes prontos e habilitados para apoiar uma implantação em qualquer lugar do mundo.
O HH-60W Jolly Green II foi concebido para substituir o antigo helicóptero de resgate de combate HH-60G Pave Hawk, em serviço na USAF desde a década de 1980. A nova versão carrega o dobro de combustível que seu antecessor e é equipado com avançados sistemas de navegação e defensivos.
A USAF encomendou 65 HH-60W e sua solicitação de orçamento para o FY23 incluiu US$ 870 milhões destinados para comprar os 10 últimos. Moody AFB foi a primeira base de operações a receber os novos Jolly Green II em novembro de 2020.
Fonte: USAF
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO