HH-60W Jolly Green II iniciará os testes operacionais este mês. O Sikorsky HH-60W Jolly Green II, mais novo helicóptero de busca e resgate em combate (C-SAR) da USAF, entrará na fase de testes operacionais até o final deste mês. O Programa da nova aeronave concluiu mais de 40% de todos testes e avaliações previstos.
Os testes envolverão a certificação dos armamentos e de sensores de alerta radar, últimos passos antes do início dos testes operacionais (IOT&E), previstos para iniciar em 30 de março. A informação é de Darlene Costello, Secretária Adjunta da USAF para Aquisição, Tecnologia e Logística.
O Sikorsky HH-60W Joly Green II foi desenvolvido para substituir os HH-60G Pave Hawk em missões SAR/C-SAR. Os antigos Pave Hawk são versões modificadas de células usadas de H-60M Black Hawk do Exército dos EUA, enquanto o Jolly Green II foi projetado desde o início para atuar em missões de resgate em combate.
Entre as novidades no HH-60W estão novo design de tanques de combustíveis internos, mais seguros em caso de acidente e com o dobro da capacidade; maior espaço interno na cabine por conta do desenho dos tanques; assentos traseiros dobráveis que suportarão grandes impactos em caso de um pouso forçado; novo guincho elétrico; novo sistema de radar infravermelho; novo sistema de reabastecimento; modernos equipamentos rádio com canais via satélite e comunicação de dados Link 16; novos recursos de inteligência; câmeras infravermelhas de baixa luminosidade; e monitores multifuncionais. O sistema de missão de arquitetura aberta do helicóptero também tornará mais fácil para a Força Aérea atualizá-lo.
Em 27 de fevereiro de 2020 a Sikorsky recebeu um pedido inicial da USAF, para produção de baixa intensidade de 12 helicópteros de HH-60W, evoluindo para um pedido total de 113 unidades, a um valor aproximado de US$ 7,6 bilhões.
A USAF já encomendou 66 helicópteros em quatro lotes, tendo recebido até agora 17 unidades. A Sikorsky espera entregar um helicóptero por mês, em média, no Lote 1, podendo aumentar para três aeronaves a cada dois meses para os Lotes 3 e 4. As encomendas para a Guarda Aérea Nacional e para a Reserva da Força Aérea ocorrerão no Lote 5, previsto para o ano fiscal de 2023. Nesse ritmo, o último pedido pode chegar entre 2026 ou 2027, com as entregas concluídas cerca de três anos depois.
A Sikorsky a USAF esperam que os novos HH-60W Jolly Green II alcancem a Capacidade Operacional Inicial (IOC) ainda neste anos de 2022.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO