HH-60W Jolly Green II da USAF realizou a primeira operação de resgate real. O HH-60W Jolly Green II, novo helicóptero de resgate em combate (C-SAR) da USAF, realizou seu “batismo de fogo” em missões reais de salvamentos sob condições hostis. Militares do 347th Rescue Group realizaram uma operação C-SAR em dezembro de 2022, utilizando um HH-60W e um HC-130J Combat King II para resgatar dois colegas no continente africano.
Em meados de setembro do ano passado, o Jolly Green II – operado pelo 449th Air Expeditionary Group – foi implantado na região conhecida como “Chifre da África”. Sem especificar detalhes de data/localização, a USAF apenas informou que mantém equipes C-SAR “além da África Oriental”, uma área onde sabidamente ela opera drones de combate MQ-9 Reaper e outros meios a partir de uma base no Djibuti.
“Mesmo nas vastas extensões da África, esta equipe combinada foi capaz de retirar as vítimas em estado crítico do campo de batalha, usando o mais novo vetor de resgate da USAF, e colocá-las nas mãos dos cirurgiões especializados, salvando suas vidas”, disse o Tenente-Coronel Thaddeus Ronnau, Comandante da Força-Tarefa de Recuperação de Pessoal e diretor regional do Centro Conjunto de Recuperação de Pessoal.
“As equipes de alerta foram ativadas antes do amanhecer e responderam rapidamente. O resgate dos feridos foi rápido, com a equipe entrando e saindo da área sem incidentes. Eles seguiram imediatamente para o centro médico, enquanto os pára-médicos forneciam os primeiros cuidados e estabilizavam as vítimas durante o voo. O HC-130J foi acionado para transferir uma das vítimas, em estado grave, para um tratamento mais adequado. Ambos foram salvos”, informou a USAF.
Recentemente a USAF divulgou imagens dos HH-60W realizando exercícios de treinamento de resgate em locais não revelados na África. Uma delas mostrava um Jolly Green II do 41st Rescue Squadron, da Base Aérea de Moody, na Geórgia, treinando com tripulantes do USS Hershel Williams em 31 de dezembro de 2022 no Oceano Índico.
Apesar de considerar as operações de resgate em combate uma missão crítica, a USAF reduziu o pedido de HH-60W de 119 originalmente pretendidas, para apenas 75 unidades. A alegação é que “serão criadas novas maneiras de conduzir buscas e resgates em combate no futuro”. Entre as opções estariam a compra de tiltrotores MV-22B Ospreys ou uma versão mais desenvolvida do Agility Prime, um projeto que visa aeronaves autônomas, elétricas e não tripuladas de decolagem e pouso vertical para operações C-SAR.
O Jolly Green II, uma versão atualizada do MH-60 Pave Hawk, tem uma cabine maior, mais sensores, comunicações aprimoradas, mais armas e mais blindagem do que seu antecessor, com quase o dobro do alcance.
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