HH-60W Jolly Green II começa a ser testado pelo 88th TES. A USAF anunciou em 30 de março que o 88th Test and Evaluation Squadron (88th TES) da Base Aérea de Nellis, Nevada, iniciou a fase de teste operacional do novo Sikorsky HH-60W Jolly Green II Combat Rescue Helicopter (CRH). De acordo com a USAF, a partida do último HH-60W de Duke Field, na Flórida, em 22 de março, marcou o fim da fase inicial de testes de desenvolvimento do novo CRH com o 413th Flight Test Squadron (413th FLTS).
O 88th TES esteve envolvido no programa CRH da USAF desde o seu início e apoiou testes de desenvolvimento e avaliações operacionais dos Jolly Green II, apelidado de “Whiskey”, enquanto estavam estacionados em Duke Field. O HH-60W Jolly Green II, que é derivado do H-60M Black Hawk, foi fabricado pela Sikorski e deverá substituir os HH-60G Pave Hawk, que está em serviço com a Força Aérea desde o início década de 1980 em missões especiais e de C-SAR.
O Tenente-Coronel Andy Burns, oficial de operações do 413th FLTS, disse: “A partida do último HH-60W de Duke Field é um marco significativo para o 413th FLTS e todo o programa [CRH]. Estou muito animado para ver a transição do programa HH-60W para a Combat Search and Rescue Combined Test Force para a próxima fase de seu desenvolvimento.”
Nesta nova fase de testes, o primeiro passo para o 88º TES após a chegada do Jolly Green II a Nellis será aumentar a proficiência no helicóptero. Ao obter uma maior compreensão da plataforma, a unidade poderá desenvolver táticas específicas que aproveitam o conjunto de recursos do HH-60W.
O primeiro evento de teste operacional do qual o HH-60W está programado para participar é o Exercício Black Flag. Durante este evento, o helicóptero terá a sua capacidade de integração com as Forças Aéreas de Combate (CAF – Combat Air Forces) avaliada. “As lições aprendidas e as táticas desenvolvidas no Black Flag percorrerão um longo caminho até que percebamos o aumento da capacidade de combate preconizada pelo HH-60W”, concluiu a USAF.
O Tenente-Coronel Keith Craine, comandante do 88th TES, acrescentou: “Uma das novas e mais importantes capacidades do HH-60W é a possibilidade de integração digital em um nível que anteriormente não tínhamos. Isso nos permite usar com mais eficiência os recursos de outros ativos da USAF para coletar informações sobre pessoal isolado e penetrar em áreas mais fortemente defendidas”.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS