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Hermeus Quarterhorse Mk 1 faz seu primeiro voo

10 de junho de 2025
Hermeus Quarterhorse Mk 1 faz seu primeiro voo. Foto: Hermeus.
Hermeus Quarterhorse Mk 1 faz seu primeiro voo. Foto: Hermeus.

Hermeus Quarterhorse Mk 1 faz seu primeiro voo. A startup aeroespacial Hermeus, de Atlanta, especializada em aeronaves de alta velocidade, anunciou em 27/05 o 1º voo de sua aeronave hipersônica Quarterhorse Mk 1.

Este marco representa um passo significativo no desenvolvimento de aeronaves hipersônicas e de alto Mach pela Hermeus. Com este voo, a Hermeus demonstrou um ritmo de desenvolvimento acelerado, impulsionando sua missão de operacionalizar tecnologias hipersônicas.

“O Mk 1 redefiniu o ritmo de desenvolvimento e voo de novas aeronaves”, disse o CEO e cofundador da Hermeus, AJ Piplica. “Estou incrivelmente orgulhoso do que nossa equipe realizou. Comprovamos a viabilidade da nossa abordagem de desenvolvimento iterativo. Mas isso é apenas o começo. Temos muito mais a fazer à medida que o nível de exigência para a próxima iteração aumenta”.

O Quarterhorse Mk 1 passou de um zero à esquerda para a prontidão para o voo em pouco mais de um ano. O foco principal da campanha de testes foi validar a decolagem e o pouso em alta velocidade de uma grande aeronave não tripulada. A configuração única da aeronave — impulsionada por voos em alta velocidade — torna as operações básicas de decolagem e pouso extremamente desafiadoras.

A aeronave não tripulada, desenvolvida em pouco mais de um ano, concluiu uma campanha de testes focada na validação de operações de decolagem e pouso em alta velocidade, que se tornaram mais complexas pela configuração da aeronave, otimizada para voos de alta velocidade Mach.

A campanha de testes avaliou a aerodinâmica, a estabilidade, o controle e o desempenho dos principais subsistemas, incluindo propulsão, aviônica, software de voo, sistemas de combustível, gerenciamento térmico e telemetria.

“As parcerias industriais continuam a desempenhar um papel importante no desenvolvimento e teste de capacidades disruptivas e inovadoras para nossos combatentes”, comentou o Major-General Scott Cain, Comandante do Centro de Testes da Força Aérea. “A promessa de voos hipersônicos de rotina é uma capacidade empolgante para a equipe conjunta”.

Os dados da campanha validaram modelos de design e desempenho, incluindo aerodinâmica, estabilidade e controle. Os testes também validaram o desempenho de subsistemas do veículo, incluindo propulsão, sistemas de combustível, hidráulica, energia, gerenciamento térmico, aviônica, software de voo, telemetria, terminação de voo e comando e controle.

“Os dados de voo reais do Mk 1 fornecem um valor técnico significativo que estamos implementando em nossa próxima aeronave”, disse o cofundador e presidente Skyler Shuford. “Além disso, a equipe atingiu esse marco em um cronograma desafiador, operando dentro do ecossistema aeroespacial geral — tudo para apoiar a reconstrução da capacidade perdida dos Estados Unidos de desenvolver rapidamente jatos novos e em escala real”.

A campanha de testes avaliou a aerodinâmica, a estabilidade, o controle e o desempenho de subsistemas essenciais, incluindo propulsão, aviônica, software de voo, sistemas de combustível, gerenciamento térmico e telemetria. Conforme a Hermeus, o voo forneceu dados que subsidiarão a próxima aeronave em seu pipeline de desenvolvimento.

A Hermeus segue uma estratégia de desenvolvimento iterativa e rica em hardware, que enfatiza a construção e o teste anual de protótipos em escala real. A próxima plataforma, o Quarterhorse Mk 2, tem o tamanho de um F-16 e foi projetada para reduzir os riscos de voos supersônicos não tripulados. A previsão é que ele voe ainda este ano.

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