Hércules da FAB lança suprimentos e vacinas contra COVID-19 na Antártida. Nesta quinta-feira (26/08), um C-130M Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma operação especial de suprimento para a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).
Em cumprimento à mais uma missão para o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), o C-130M, matrícula FAB 2471, operado pelo 1º/1º GT – Esquadrão Gordo, da Base Aérea do Galeão (RJ), realizou o lançamento fardos com 30 doses da vacina contra a COVID-19, 1.500 quilos de gêneros alimentícios e materiais de apoio para os profissionais brasileiros da EACF.
Situada na Baía do Almirantado, na Ilha Rei George, a Estação brasileira permanece guarnecida o ano inteiro, com o apoio logístico de dez voos anuais realizados pelo Esquadrão Gordo da FAB.
Na EACF são conduzidas diversas pesquisas, como por exemplo, a utilização de vegetais nativos para a cura do câncer, além de outras demandas de pesquisas nacionais e de cooperação internacional, fundamentais para a produção científica no Brasil.
Durante o inverno, quando as águas congelam no entorno da Baía do Almirantado, o suprimento da Estação se dá somente por meio de lançamento aéreos realizadas pelos C-130M do 1º/1º GT.
Nesta operação, o Esquadrão Gordo transporta alimentos e materiais diversos, necessários ao bom funcionamento da EACF, ao chamado “Grupo Base”, composto por militares da Marinha do Brasil. Neste contexto, a entrega da carga de vacinas representa mais um marco alcançado pela FAB no apoio ao Programa Antártico Brasileiro.
“Apesar das dificuldades encontradas durante toda a missão, dentre elas as condições climáticas extremas e adversas, a tripulação alcançou o êxito no lançamento aéreo, demonstrando mais uma vez nossa capacidade de atender às demandas de interesse do País”, destacou a Major Aviadora Joyce de Souza Conceição, Comandante do C-130M.
O Esquadrão Gordo foi engajado na Ação de Força Aérea de Ressuprimento Aéreo, modo de apoio prestado em épocas de inverno, quando a única forma de envio de suprimentos da Estação Brasileira é via lançamento de carga, devido ao congelamento da Baía do Almirantado (Fonte: FAB).