Hensoldt implementará sistema de SIGINT para Eurodrone. A empresa alemã de soluções em sensores Hensoldt, recebeu um contrato do Germany’s Federal Office of Bundeswehr Equipment, Information Technology and In-Service Support (BAAINBw) para equipar e testar a capacidade de inteligência de sinais (SIGINT) do sistema aéreo não tripulado Eurodrone (UAS) militar alemão.
Avaliado em aproximadamente €15 milhões, o contrato visa desenvolver um sensor que possa ser integrado a um pod demonstrador de tecnologia para fornecer a futura capacidade de Inteligência de Sinais (SIGINT — Signals intelligence) para o Eurodrone UAS das Forças Armadas Alemãs (Bundeswehr).
“De nossa experiência com outros projetos SIGINT e nossos próprios programas de tecnologia, podemos oferecer uma solução SIGINT flexível para o Eurodrone, que pode ser integrado em um pod, mas também pode ser usado em rede com outras plataformas. Além do próprio conjunto de sensores, a Hensoldt também está desenvolvendo uma arquitetura de sistema para integrar a capacidade SIGINT no futuro sistema de missão do Eurodrone como parte deste contrato” — Christoph Ruffner — Hensoldt Spectrum Dominance & Airborne Solutions Division.
A tecnologia de sensor da Hensoldt, que pode ser usada para reconhecimento de sinais de rádio e radar, é baseada em várias tecnologias mais recentes, incluindo digitalização, direcionamento de feixe eletrônico e impressão 3D metálica. Com essas tecnologias, o equipamento SIGINT pode ser incorporado a um sistema compacto de pod, permitindo a fácil integração da capacidade SIGINT com diferentes recursos aéreos. Também pode ser configurado para plataformas marítimas e terrestres. Essas tecnologias já foram utilizadas pela empresa para desenvolver sua família de produtos Kalaetron, equipada com várias soluções de autoproteção e SIGINT atualmente em serviço nas Forças Armadas Alemãs.
O Eurodrone é um Medium Altitude Long Endurance (MALE) Remotely Piloted Aircraft System (RPAS) com capacidades versáteis e adaptáveis que o tornam a plataforma perfeita para missões de Inteligência, Aquisição de Alvos, Vigilância e Reconhecimento (ISTAR – Intelligence, Surveillance Target Acquisition and Reconnaissance (ISTAR) ou operações de segurança interna. Sua arquitetura aberta, permitirá o crescimento e a redefinição dos recursos do sistema, conforme exigido pelas necessidades futuras das forças armadas dos clientes. É um proejeto da OCCAR em parceria com a Airbus Defense and Space da Espanha, a Dassault Aviation da França e a Leonardo SpA da Itália.
@CAS