HENSOLDT fornecerá sistemas de autoproteção para helicópteros das Forças Armadas da Ucrânia. A empresa alemã HENSOLDT foi contratada para fornecer 16 conjuntos de autoproteção AMPS (Airborne Missile Protection System) para a frota de helicópteros das Forças Armadas da Ucrânia. Em comunicado, a empresa informou que o contrato está na faixa de “dois dígitos de milhões”.
O AMPS é um sistema de autoproteção flexível configurado de acordo com os requisitos operacionais e diferentes perfis de missão. O conjunto é composto por sensores composto por sistema de alerta de radar (RWR), sistema de alerta a laser (LWS), sistema de alerta de aproximação de mísseis (MAWS), contramedidas direcionais infravermelhas (DIRCM) e lançadores de chaff e flare.
Com grande precisão e descarte de alertas falsos, o Active Acknowledgement System (MACS) mantém a tripulação informada sobre o tipo de ameaça, velocidade de aproximação e tempo de impacto do míssil hostil.
O AMPS possui a opção de ser instalado a integrado à aviônica da aeronave, ou através de um módulo separado. O sistema é modular e utiliza componentes comerciais facilmente encontrados e configurados. A integração do sistema nas aeronaves ucranianas será realizada pela empresa tcheca LOM Praha.
Com esse pedido, a HENSOLDT novamente irá equipar as aeronaves das Forças Armadas Ucranianas com modernos sistemas necessários diante dos atuais acontecimentos. Em 2023 a empresa alemã forneceu um lote de 16 AMPS para os helicópteros ucranianos.
“Com o AMPS, estamos aumentando as capacidades de defesa dos helicópteros ucranianos. Ao integrar esta plataforma, que é nova para nós, estamos protegendo as tripulações de uma ampla gama de ameaças, especialmente mísseis terra-ar e ar-ar”, disse Tanya Altmann, Chefe da Divisão de Optrônica e Soluções Terrestres da HENSOLDT.
Fonte: HENSOLDT
@FFO