Hensoldt demonstra o Astus UAV a clientes. A Hensoldt South Africa está realizando demonstrações do seu veículo aéreo não tripulado (VANT) Astus no Cabo Ocidental para clientes em potencial. Os voos tem por objetivo mostrar as capacidades das várias cargas úteis da aeronave.
Os voos de demonstração começaram no dia 24 de novembro e continuam esta semana em Saldanha, na costa oeste da Cidade do Cabo. Dois UAVs estão voando, um equipado com um pod Epsilon 180 e o outro com um pod de treinamento Hensoldt XTP 30. O Epsilon 180 da Octopus ISR Systems pesa 5 kg e possui uma carga útil eletro-óptica full HD, infravermelho de onda média, telêmetro a laser e apontador a laser (EO/MWIR/LRF/LP).
Durante os voos de demonstração, a câmera com zoom óptico de 30 x foi capaz de rastrear uma bola de golfe sendo jogada em um campo de golfe local a 2,5 quilômetros de distância e revelar claramente o nome pintado na lateral de um navio a 10,5 quilômetros mar adentro. O sensor MWIR possui zoom óptico de 15x, enquanto o telêmetro a laser possui um alcance de medição de 20 km.
A Hensoldt South Africa e a Threod Systems lançaram recentemente o novo sistema leve eletro-óptico Argos-8, que pesa menos de 6 kg e oferecendo recursos diurnos e noturnos para missões de inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento (ISTAR — Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance). Isso será instalado no Astus no início do próximo ano.
Willie Malan, gerente de sistemas não tripulados da Hensoldt Optronics, enfatizou que, embora o Astus seja uma plataforma capaz, seu principal atributo é a carga útil de sensores. A inteligência artificial e a tecnologia de imagem melhoraram tremendamente nos últimos anos, e é isso que Hensoldt está realmente destacando com a demonstração da Astus. Malan disse que o rastreador automático do pod de 8 polegadas conseguiu detectar alvos em movimento — como ovelhas andando por um campo — e rastrear veículos se movendo pelo mato.
Vários perfis de voo estão sendo realizados ao redor de Saldanha, com alcances de mais de 100 quilômetros e altitudes de até 16.000 pés (o alcance máximo de comunicação é de 200 km). A aeronave está demonstrando sua utilidade em funções de monitoramento de tráfego para vigilância marítima, patrulha de pesca, contra-caça furtiva, etc.
Numerosos potenciais clientes locais e internacionais estão participando da demonstração, incluindo vários “sérios potenciais compradores”. Os participantes são de instituições civis e militares, incluindo organizações não-governamentais e câmaras municipais. Outras demonstrações de voo ocorrerão no início do próximo ano.
Malan disse que a fuselagem do Astus está pronta para produção e os pods básicos integrados, mas Hensoldt está trabalhando para adicionar mais e diferentes sensores à fuselagem.
Além das demonstrações de clientes e voos de desenvolvimento de carga útil, a implantação da Astus em Saldanha também está avaliando o uso de um contêiner de apoio logístico para fornecimento de peças de reposição em campo. Nos últimos anos de testes, a equipe da Astus implantou um grande componente de equipe como parte do desenvolvimento inicial, mas para esta missão a equipe foi reduzida para apenas o mínimo de cinco funcionários necessários.
O Astus foi apresentado pela primeira vez em setembro de 2018, pela Tellumat, e posteriormente adquirido pela Hensoldt África do Sul, juntamente com algumas das outras unidades de negócios da Tellumat. As principais características do UAV de tamanho médio e alcance médio são uma envergadura de 5,2 metros, peso máximo de decolagem de 115 kg; oito horas de voo a 5 000 pés acima do nível do mar; e velocidade de cruzeiro de 55-60 nós. A aeronave pode transportar cargas de até 10 kg.
A estação de controle terrestre modular e portátil (GCS) pode ser conectada em rede para permitir o controle do Astus por mais de um piloto e operador de carga útil geograficamente separados na área da missão. Consiste em uma unidade de controle do operador (OCU) e terminal de dados terrestres (GDT) que oferecem gerenciamento de controle de voo e missão do Astus.
@CAS