

Helsing revela seu UCAV: o CA-1 Europa. Quando a Helsing anunciou a compra da Grob Aircraft, sediada na Baviera, no início de junho de 2025, ela prometeu que sua colaboração “desenvolveria soluções de hardware, software e IA (inteligência artificial) para o combate aéreo do futuro”, com drones.
Num sinal de ambição, Helsing organizou um evento de inauguração na unidade de Tussenhausen da Grob — localizada em uma área rural remota a cerca de 90 minutos de carro de Munique — em 25 de setembro, somente três meses após a conclusão da compra. A chuva torrencial contínua do dia não conseguiu diminuir o entusiasmo dos executivos seniores da empresa.
Resultado de uma atividade inicial de estudo de tecnologia que durou apenas 14 semanas, do conceito à revelação de uma fuselagem completa, o elegante design preto mostrado pela primeira vez é um veículo aéreo de combate não tripulado (UCAV – Unmanned Combat Aerial Vehicle) da classe 4t.
Surge o UCAV CA-1 Europa, cujo lema é: CA-1: ‘Da Europa, para a Europa’.
A sua aparência é semelhante ao Boeing MQ-28 Ghost Bat desenvolvido na Austrália e seu projeto também é destinado à função de aeronave de combate colaborativa CCA — ou “ala leal”.
Com uma fuselagem de 11 m (36 pés) de comprimento e envergadura de 10 m, sua escala considerável e postura atarracada e de aparência agressiva contrastavam fortemente com os treinadores básicos G120TP montados nos hangares adjacentes, que ostentam uma pintura predominantemente amarela da Força Aérea Real Canadense.
Fundada em março de 2021, a Helsing está em ascensão e altamente motivada a levar sua tecnologia — incluindo o agente de IA Centaur, testado a bordo de um caça Saab Gripen E no início deste ano com resultados impressionantes — para uso na linha de frente rapidamente. O primeiro voo do Europa está previsto para 2027, com entrada em serviço prevista para 2029. A Helsing promete entregar “soberania tecnológica — da Europa, para a Europa”.

Embora não se referissem diretamente aos rivais mais estabelecidos da empresa, sua abordagem contrasta diretamente com a adotada pela Airbus Defence & Space, que está colaborando com a Kratos para oferecer à força aérea alemã uma versão adaptada do XQ-58 Valkyrie, do desenvolvedor americano, para uso a partir de 2029. Da mesma forma, a Rheinmetall se uniu à Anduril Industries, enquanto a General Atomics Aerotec Systems, sediada na Alemanha, está promovendo produtos para sua matriz nos EUA.
A Helsing, empresa de rápido crescimento, arrecadou até o momento cerca de € 1,4 bilhão (US$ 1,6 bilhão) para financiar suas atividades e está investindo muito em pesquisa e desenvolvimento na área de IA.
Seu Europa estará disponível por “uma fração” do preço de um caça tripulado tradicional — e poderá operar individualmente ou como parte de um enxame autônomo.
Impressionado com o potencial da jovem empresa, o copresidente e ex-presidente executivo da EADS e da Airbus, Tom Enders, acredita que ela poderia ter um impacto industrial semelhante ao da Airbus, que, segundo ele, foi “ridicularizada pelos americanos” na época de seu surgimento em 1970. “Faltava um ingrediente nos UCAVs: a IA”, diz ele. Descrevendo a empresa alemã como um “unicórnio bávaro”, Enders acrescenta: “A Helsing agora ousará desafiar as empresas estabelecidas”!
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