• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Helisul instalou sistema FastFin no AS350B2 Esquilo do CIOPAER/MT

1 de junho de 2024
Helisul instalou sistema FastFin no AS350B2 Esquilo do CIOPAER/MT (Fotos: Helisul).
Helisul instalou sistema FastFin no AS350B2 Esquilo do CIOPAER/MT (Fotos: Helisul).

Helisul instalou sistema FastFin no AS350B2 Esquilo do CIOPAER/MS. Um helicóptero Airbus AS350B2 Esquilo pertencente ao Centro Integrado de Operações Aéreas do Mato Grosso (CIOPAER/MT), recentemente recebeu o sistema FastFin, de aprimoramento e estabilidade do rotor de cauda. A aeronave, matrícula PP-CMT, código “Águia 04”, foi a primeira das forças de segurança pública do país a adotar o FastFin.

Representante do sistema no Brasil, a Helisul Aviação realiza a instalação dos componentes nas aeronaves, que incluem uma capota aerodinâmica avançada de cauda (ATAC), um strake de cauda traseira e de geradores de vórtices.

Desenvolvido pela empresa BLR Aerospace, o FastFin utiliza o gerenciamento do fluxo de ar para melhorar o sistema antitorque do helicóptero, resultando em um aumento significativo da capacidade de carga e estabilidade da aeronave.

Entre as melhorias implementadas com o FastFin, estão a redução na carga de trabalho do piloto, principalmente em voos pairados que exigem intenso uso dos pedais de controle do rotor de cauda; aumento de até 10% no curso disponível do pedal direito; maior controle na precisão do Hover-Hold; aumento de carga útil de até 60 kg; e redução de excesso de torque.

Outro benefício é a redução dos custos de manutenção na transmissão de cauda, devido à nova proteção térmica contra o calor gerado pela exaustão dos gases do escapamento do motor que compõem o kit.

De acordo com a BLR Aerospace, o sistema FastFin está disponível para todos os modelos do AS350 Ecurriel (Esquilo no Brasil) e o desempenho certificado está disponível para as versões B1, B2, B3 e H125/B3e. A Helisul já implementou essa tecnologia em dois helicópteros AS350 da sua própria frota.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login