Helicópteros usados por garimpeiros ilegais são destruídos em Roraima. Um operação conjunta destruiu dois helicópteros utilizados por garimpeiros ilegais para acesso a garimpos em terras indígenas de Roraima. Os helicópteros foram destruídos na região do Apiaú, município de Mucajaí, e no Cantá, ambos no Estado de Roraima.
Uma das aeronaves foi destruída após fazer um pouso de emergência em área rural em Mucajaí no domingo (07). O helicóptero (modelo Sikorsky S-76) estava com a matrícula removida e sem licença para voo. O outro helicóptero foi destruído em Cantá no dia 02/07, estava com documentação irregular e sendo utilizado para transporte por garimpeiros ilegais.
As ações fazem parte da Operação de combate ao garimpo em Terras Indígenas em Roraima, em especial Yanomami. As ações tiveram participação de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Exército Brasileiro e Força Nacional.
@FFO