Helicópteros UH-17 partem para sua segunda OPERANTAR. Os militares do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) da Marinha do Brasil (MB), partiram recentemente para o Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) da OPERANTAR XL. Os dois helicópteros UH-17 (N-7090 e N-7091) decolaram da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BANSPA), no Rio de Janeiro, diretamente para o convoo do Navio Polar (NPo) “Almirante Maximiano” (H-41) e do Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) “Ary Rongel” (H-44).
Esta é a segunda OPERANTAR que participam os novos helicópteros UH-17 (Airbus H135) da Marinha do Brasil. A primeira missão Antártica dessas aeronaves foi realizada pelo N-7090 em 25 de novembro de 2020 (leia aqui notícia que publicamos).
A 40ª Operação Antártica (OPERANTAR XL) ocorre entre 13 de outubro de 2021 e 13 de abril de 2022, e demonstra a capacidade do Brasil de enfrentar os grandes desafios logísticos para se fazer presente no continente antártico e garantir a continuidade dos estudos científicos desenvolvidos pelo Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
Os navios NApOc “Ary Rongel” e o NPo “Almirante Maximiano” serão empregados no apoio logístico à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), no apoio à pesquisa científica, no lançamento e recolhimento de acampamentos científicos em regiões isoladas da Península Antártica, no recolhimento de materiais e na realização de levantamento hidrográfico em proveito do Plano de Trabalho de Hidrografia 2020-2023, da Diretoria de Hidrografia e Navegação.
A Aviação Naval se faz presente na OPERANTAR desde 1982, contribuindo para a execução das missões estratégicas nacionais na Antártica. Até hoje, as atividades aeronavais na comissão proporcionam o eficiente apoio logístico móvel, principalmente no transporte de pessoal e material, permitindo maior segurança para os deslocamentos dos Navios Antárticos da Marinha do Brasil.
Fonte: MB
@FFO