Helicópteros S-70i Black Hawk oferecidos ao Reino Unido. A Sikorsky Aircraft Co. ofereceu o seu helicóptero S-70i Black Hawk para o programa New Medium Helicopter (NMH) do Reino Unido, em resposta a um Pedido de Informações (RFI) emitido pelo o Ministério da Defesa Britânico (DoD) em 9 de dezembro. A informação está sendo divulgada pela mídia, e foi reforçada pelo fabricante nas suas redes sociais.
O projeto NMH tem como objetivo encontrar um substituto para os helicópteros Puma HC2, Griffin HAR2, Bell 212 AH1/AH3 e o AS365N3, das forças armadas britânicas. Os novos helicópteros serão operados em conjunto entre o Exército Real do Reio Unido (Royal Army) e pela Royal Air Force (RAF), subordinados ao Comando Conjunto de Helicópteros (JHC).
Além do S-70i Black Hawk, produzido pela polonesa PZL Mielec, empresa do grupo Sikorsky, estão concorrendo pelo NMH do Reino Unido, os helicópteros Airbus H175 e o Leonardo AW149. Diferentemente da Sikorsky/PZL Mielec, a Airbus e a Leonardo se comprometeram, caso sejam vencedores da licitação, em produzir seus helicópteros no Reino Unido, abrindo as portas para eventuais exportações.
O MoD do Reino Unido deverá adquirir entre 36 e 44 helicópteros, em um contrato que pode chegar ao valor total de £ 1 bilhão (US$ 1,3 bilhão), com as primeiras entregas iniciando em 2024.
@FFO