Helicópteros Mi-8 serão atualizados por associação turco-ucraniana. A empresa turca Aselsan, especialista em eletrônica militar, assinou um acordo com as empresas ucranianas Motor Sich e Ukroboronprom para realizar atualizações eletro-ópticas e de mísseis nos helicópteros Mi-8. O acordo foi assinado durante a Saha Expo, evento aeroespacial e de defesa realizado em Istambul na última semana de novembro.
A Aselsan irá equipar os Mi-8 com seu sistema de mira de abertura comum, ou com o sistema eletro-óptico F-500C, permitindo que a aeronave tenha capacidade de mira a laser, além do sistemas de mísseis L-UMTAS ou Cirit.
Em 2018, a Força Aérea Ucraniana colocou em operação dois helicópteros Mi-8MTP modernizados. Grandes antenas phased array foram instaladas externamente em ambos os lados da fuselagem, bem como antenas adicionais em outros pontos da aeronave. Os Mi-8MTP tem a capacidade de detectar e determinar a localização de emissões hostis, fornecendo uma uma capacidade limitada para missões de coleta e inteligência nas defesas inimigas.
Este é o segundo esforço de modernização de helicópteros que reúne empresas turcas e ucranianas. Em agosto, a Associação Aeronáutica Turca e a ucraniana Ukrspecexport formaram uma parceria para fornecer serviços de reparo e manutenção para até 1.500 helicópteros russos Mi-17. Como parte do contrato, os parceiros fornecerão inicialmente serviços de manutenção e reparo em nível de depósito para os 18 helicópteros Mi-17 da Polícia da Turquia.
Novas instalações de manutenção e reparo será estabelecida na capital turca, Ancara. Fornecimento de peças sobressalentes e testes dos motores serão realizados na Ucrânia pela Motor Sich. A associação espera conquistar clientes da Líbia, Paquistão e Azerbaijão, inicialmente.
Fonte: Galaxia Militar
@FFO