Na última semana, dois helicópteros de transporte Mil Mi-17 da Armée de l’Air Burkinabé, Força Aérea de Burkina Faso (BFAF – Burkina Faso Air Force), foram vistos em voo de experiências após passarem por revisão de grande porte, realizada pela na empresa tcheca LOM Praha. As aeronaves, matrículas BF-9001 e BF-9202, são operadas pela Escadrille d’Hélicoptères, da Base Aérienne 511, em Ouagadougou, a capital do país africano.
Ambos helicópteros estavam fora de serviço há muitos anos em Ouagadougou, e foram mandados para a República Tcheca, onde passaram por uma grande revisão. Em 15 de março de 2019, os dois Mi-17 foram transportadas por um Il-76 da Base Aerienne 511 em Burkina Faso, para o Aeroporto de Pardubice, e posteriormente enviados para as instalações da LOM Praha, no aeródromo de Kbely.
A parceria entre o Governo de Burkina Faso e a Empresa LOM Praha não é nova. Entre julho e agosto de 2013, a LOM Praha treinou nove pilotos e engenheiros de vôo de helicópteros Mi-17 da BFAF.
A LOM Praha é uma das maiores empresas de MRO – Manutenção, Reparo e Revisão, homologada para revisões e manutenção de helicópteros Mil Mi-2, Mil Mi-8/17, Mil Mi-24/35 e seus equipamentos. A empresa tcheca é a única sediada em país membro da OTAN e da União Européia, habilitada e certificada pelos escritórios russos MVZ Mil, OAO Klimov e Interstate Aviation Committee (IAC).
@FFO