Helicópteros Merlin Mk4/4a da Royal Navy atingem FOC após atualização. Os helicópteros AW101 Merlin da Royal Navy (RN) atingiram capacidade operacional total (FOC — Full Operating Capability) após um grande programa de atualização para aprimorar sua função de ataque anfíbio.
Sob o Merlin Life Sustainment Programme (MLSP) de £ 399 milhões, 25 helicópteros — 19 variantes Mk3 e seis Mk3a — foram convertidos para o padrão Mk4/4a pela Defence Equipment & Support (DE&S) e pela Leonardo. As atualizações permitem que a aeronave opere globalmente a partir de embarcações da Marinha Real, apoiando o 3 Commando Brigade Royal Marines em missões de ataque litorâneo.
As principais modificações incluem uma cabeça do rotor principal e cauda dobráveis, permitindo que dois helicópteros caibam em um único porta-aviões, e um conjunto avançado de auxílio defensivo para detectar ameaças hostis guiadas por laser.
O Capitão Neil Mathieson RN, Merlin DT Team Leader na DE&S, declarou:
“O Mk4/Mk4a foi totalmente ‘otimizado para navios’ para operar eficientemente a partir de embarcações da Marinha Real. Isso inclui mudanças significativas, como um novo conjunto de aviônicos, alinhado com o cockpit do Mk2, estendendo a vida útil da plataforma até 2030.
Os helicópteros, operados pela Commando Helicopter Force (CHF), agora estão liberados para serem implantados a partir de porta-aviões, fragatas Type 23, destroyers Type 45 e navios Royal Fleet Auxiliary. As atualizações também introduziram sistemas de treinamento sintético na RNAS Yeovilton, apresentando simuladores de realidade aumentada para pilotos e equipes de retaguarda.
@CAS