

Helicópteros Leonardo AW109 para a Marinha Argentina. O governo argentino firmou a compra de quatro helicópteros Leonardo AW109M para o Comando de Aviação da Marinha, com o objetivo de substituir seus quatro envelhecidos AS555SN Fennec.
O Ministério da Economia da Argentina e o Crédit Agricole Corporate & Investment Bank (CACIB) assinaram o financiamento de €71,6 milhões em 30 de dezembro de 2025, um dia após a publicação do Decreto 924/2025 que autorizou a tomada do empréstimo.
Os dois primeiros AW109M deverão ser entregues neste ano de 2026, com uma configuração básica para iniciar o treinamento das tripulações. Os dois helicópteros restantes chegarão com todos os equipamentos de missão, os quais posteriormente serão instalados nas duas primeiras aeronaves. Quando integrados à frota operacional, os AW109M irão operar embarcados nos navios da Armada Argentina.
O AW109 é um helicóptero bimotor multimissão de médio porte com capacidade para dois pilotos e seis passageiros e raio de operação de aproximadamente 570 km. Sua versão militar (AW109M) pode ser configurada para cumprir diversas tipos de missões, incluindo vigilância e reconhecimento marítimos, transporte aeromédico, busca e salvamento, entre outras.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO