

Helicópteros KUH-1 para o Quirguistão. O Ministério de Emergências do Quirguistão pretende adquirir dois helicópteros KAI KUH-1 de fabricação coreana. Avaliadas em cerca de US$ 71 milhões, as aeronaves e os equipamentos que as acompanham visam aprimorar a capacidade do governo quirguiz na condução de operações de busca e salvamento.
Os helicópteros serão provavelmente operados pela Empresa Estatal de Aviação (SAEMES em quirguiz), que atualmente opera dois helicópteros Airbus, um H125 e um H145, adquiridos em 2022 e baseados no heliporto Frunze-1. Além disso, o Ministério conta com um único helicóptero Mi-8MTV-1, doado pela Federação Russa em abril de 2023, para missões de busca e salvamento em terrenos montanhosos.
A aquisição dos helicópteros KAI KUH-1 representa um avanço significativo, ao conseguirem operar em condições climáticas adversas e serão equipados com moderna tecnologia de resgate. A compra deverá ser financiada por meio de um empréstimo da República da Coreia.
A variante exata dos helicópteros não foi divulgada, mas é provável que seja o KUH-1M (evacuação médica), o KUH-1EM (emergência médica e combate a incêndios) ou uma combinação de ambos.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS