

Helicópteros da Patrulla ASPA se apresentarão no Rio e em outras cidades da América do Sul. O Ejército del Aire y del Espacio (EdAE) realizará uma demonstração aérea internacional para marcar o centenário do voo Plus Ultra (1926), a primeira travessia do Atlântico Sul por uma única aeronave. A tour pela América do Sul será de 24 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026 e terá apresentações no Brasil, Uruguai e Argentina.
As apresentações fazem parte do programa de comemorações do Centenário dos Grandes Voos da Aviação Espanhola (1926–1935). Em 22 de janeiro de 1926, o Dornier Wal Plus Ultra partiu de Palos de la Frontera (Huelva), cruzando com sucesso o Atlântico Sul a partir da Península Ibérica, ligando a Espanha ao Brasil, Uruguai e Argentina. Este voo centanário dos pioneiros do Plus Ultra é referenciado pelo EdAE do século XXI, que será referenciada numa homenagem viva mais uma vez, através do voo transatlântico.

Baseada na Ala 78 (Base Aérea de Armilla, Granada), a esquadrilha consiste em cinco helicópteros Eurocopter EC-120 ‘Colibrí’. A Ala 78 é a escola de asas rotativas militar da Espanha, sendo o centro onde são treinados os pilotos de helicóptero das nossas Forças Armadas e da Guarda Civil. Sua primeira apresentação foi em maio de 2004, visando demonstrar ao público as capacidades e o preparo de nossas Forças Armadas.
Em 23 de janeiro de 2026, os helicópteros da Patrulla ASPA foram embarcados em duas aeronaves A400M, da Ala 31, no MAESE — Maestranza Aérea de Sevilla fazendo um voo para o Brasil no dia seguinte. O retorno à Espanha está programado para 7 de fevereiro, com chegada na Base Aérea de Morón. Serão percorridos 20 mil km.

O destacamento terá 58 militares do EdAE. Da Ala 31 vem 19 militares e duas aeronaves A400M, incluindo pilotos, tripulantes e mecânicos. A Patrulla ASPA, da Ala 78, destacará seis helicópteros EC-120B Colibrí (cinco regulares e um da reserva) e cerca de 29 pessoas, incluindo pilotos, mecânicos, oficiais e pessoal de apoio.
Membros do Serviço Histórico e Cultural da Força Aérea e do Departamento Espacial (SHYCEA — Servicio Histórico y Cultural del Ejército del Aire y del Espacio) também participarão, e o destacamento será completado com pessoal adicional de outras unidades, como a Dirección de Asuntos Económicos (DAE) e o Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (JEMA).

Serão realizadas três apresentações aéreas da Patrulla ASPA, além de atividades culturais relacionadas ao centenário. A primeira acontecerá na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, em 28 de janeiro, como evento de abertura do programa comemorativo nas Américas.
Após o calendário prevê apresentações para Montevidéu (1/02) e Buenos Aires (4/02), respectivamente, no Parque de la Rambla e na Costanera. De Buenos Aires, está previsto o retorno direto para a Europa.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS