

Helicópteros CSAR versus F-15D Eagle da Guarda Aérea Nacional. A Guarda Aérea Nacional dos EUA (ANG) recentemente avaliou a capacidade de autodefesa dos seus helicópteros de Busca e Salvamento em Combate (CSAR) durante um inédito exercício de ataque aéreo realizado por caças em ambiente marítimo.
Sem divulgar a data e local do exercício, a ANG disse que um caça Boeing F-15D Eagle da 144ª Ala de Caça realizou ataques simulados sobre o mar contra helicópteros Sikorsky HH-60G Pave Hawk da 129ª Ala de Resgate e HH-60W Jolly Green II do 305º Esquadrão de Resgate da Reserva da USAF (AFRES).
“O HH-60W nunca passou por esse tipo de avaliação”, disse o Tenente-Coronel Don Smith da ANG e vice-diretor da Divisão HH-60 do AATC. “Esses dados nos ajudarão a determinar a eficácia das contramedidas dos EUA contra aeronaves de caça sobre a água.”
Tanto o Pave Hawk quanto o Jolly Green II são fundamentais para o resgate de pilotos americanos que sejam obrigados a abandonar as suas aeronaves em combate. O treinamento foi planejado para simular cenários reais e os resultados ajudarão a melhorar a capacidade de sobrevivência em missões CSAR.
O HH-60W é uma versão aprimorada e substituto do HH-60G. Ele possui tanques de combustível adicionais, o que lhe confere um raio de combate de cerca de 360 km sem reabastecimento. Ele também vem com sistemas de proteção contra mísseis terra-ar, incluindo receptores digitais de alerta de radar, sistema de alerta a laser e um sistema de alerta de mísseis e fogo hostil.
O trabalho tem aplicações claras caso ocorra um eventual conflito no Pacífico Ocidental, onde os pilotos americanos poderiam operar sobre vastas extensões de água. Isso cria a possibilidade da necessidade de conduzir missões CSAR sobre a água em espaço aéreo disputado, especialmente envolvendo a China.
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