Helicópteros AH-1Z Cobra do Bahrein oficialmente em operação. Os novos helicópteros de ataque AH-1Z da Força Aérea Real do Bahrein (RBAF) foram formalmente colocados em serviço durante a cerimônia do 56º aniversário de criação das Forças de Defesa do Bahrein (BDF). O evento ocorreu em 05 de fevereiro, e contou com a presença do Rei Hamad bin Isa al-Khalifa.
Imagens divulgadas pela televisão nacional mostraram nove AH-1Z, os quais a RBAF designou como “Cobra Z” em vez de “Viper”, como são denominados pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Junto estavam três novos helicópteros de treinamento Bell 505, além de vários outros AH-1 Cobra, H-60 Black Hawk e AB212, todos alinhados para o evento que foi realizado em um local não identificado, mas que especialistas sugerem ser a Base Aérea de Sakhir.
Em seu discurso, o Comandante da RBAF, Vice-Marechal do Ar, Sheikh Hamad bin Abdullah al-Khalifa, disse que os novos helicópteros de ataque foram adquiridos no âmbito do Projeto “Escudo do Bahrein” e que agora atingiram o “pico de prontidão” para combate.
“É com grande orgulho que a Força Aérea Real do Bahrein foi a primeira a receber este sistema de fora dos Estados Unidos da América, um dos sistemas mais modernos e eficientes do mundo”, afirmou o Oficial-General.
Em fevereiro de 2019 a Bell Helicopter recebeu uma encomenda de doze helicópteros AH-1Z do Bahrein, com a primeira unidade entregue ao Comando de Aviação Naval dos EUA (NAVAIR) em outubro de 2021 e os últimos no final de 2022.
Em março de 2023, a Bell anunciou a entrega de três helicópteros Bell 505 para a RBAF, sob um contrato não anunciado anteriormente.
Fonte: Janes
@FFO