Helicóptero UH-12 do Esquadrão Albatroz resgata tripulante estrangeiro na costa do RS. Em 24 de setembro, o Comando do 5° Distrito Naval (Com5ºDN), da Marinha do Brasil (MB), por meio do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Sul (Salvamar Sul), realizou a Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante filipino do Navio Mercante “Bora Bora”, que apresentava crise de hipertensão arterial. A embarcação, com bandeira de Malta, encontrava-se a 30 milhas náuticas a leste do Farol do Albardão, na costa do Rio Grande do Sul.
Após receber a solicitação, o Salvamar Sul acionou o helicóptero Esquilo UH-12 do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51) – Esquadrão Albatroz, disponível como Aeronave de Serviço Distrital (ASD), para realizar o resgate do tripulante em alto mar.
Desta forma, o UH-12 decolou da sua base na Ilha do Terrapleno, cidade do Rio Grande (RS), em direção ao navio-tanque “Bora Bora”, que estava em viagem de Buenos Aires, Argentina, para Las Palmas, nas Ilhas Canárias, Espanha. Após trazer o paciente para bordo do UH-12, o mesmo apresentava quadro estável, e foi transportado até o Aeroporto do Rio Grande, onde uma ambulância aguardava para levar o homem até o Hospital Santa Casa da Cidade do Rio Grande (Fonte: Marinha do Brasil).
Nota: o EsqdHU-51 é dotado com três helicópteros UH-12, matrículas N-7050, N-7051 e N-7054. Subordinada à Diretoria de Aviação Naval, a Organização Militar é responsável por diversos tipos de missões na região sul do Brasil, desde operações de patrulhas fluviais, fiscalização de embarcações, pesca ilegal, Busca e Salvamento (SAR), evacuação aeromédica (EVAM), apoio à desastres naturais, ligação e observação, apoio logístico, transporte de tropas, apoio aos Fuzileiros Navais, operações especiais, bem como reconhecimento armado e ataque aéreo.
@FFO