Helicóptero russo Mi-28NM poderá lançar mísseis de cruzeiro. O helicóptero de ataque russo Mil Mi-28NM “Night Hunter” modernizado, poderá ser equipado com mísseis de cruzeiro guiados, que estaria em desenvolvimento sob o programa chamado Izdeliye 305 (“Produto 305”). A informação foi repassada por uma fonte militar para a agência estatal de notícias russa RIA Novosti.
“A capacidade de transportar quatro mísseis de cruzeiro, coloca o Mi-28NM na mesma capacidade de bombardeiros de primeira linha”, disse o militar durante uma entrevista.
O Programa Izdeliye 305 desenvolve uma nova geração de mísseis guiados, com um alcance máximo de 100 quilômetros, e projetados para serem lançados por helicópteros. Destina-se a destruir veículos blindados e alvos de concreto armado.
O míssil será guiado pelo sistema de navegação inercial embarcado no helicóptero, que receberá a localização do alvo antes do lançamento. Os alvos de interesse serão designados pelos tripulantes do Mi-18NM, ou recebidos via datalink dos centros integrados de gerenciamento de combate. Após o lançamento, no estágio final de voo, o míssil ativará o seu dispositivo de localização para atingir a área designada, transmitindo as imagens em tempo real para a tripulação do helicóptero.
“O uso de mísseis de cruzeiro expandirá significativamente as capacidades de combate do Mi-28NM em termos de destruição de alta precisão de postos de comando inimigos, depósitos de armas, outras infraestruturas militares importantes e acúmulo de mão de obra”, disse a fonte miliar.
Fabricados pela Rostvertol (parte da estatal Russian Helicopters), o Mi-28NM “Night Hunter”, é projetado para localizar, designar e destruir alvos aéreos de baixa velocidade, tanques, veículos blindados, dia e noite, sob quaisquer condições meteorológias. Equipado novos motores, modernos sistemas de navegação e gerenciamento de combate, o Mi-28NM utilizará além dos foguetes e do canhão de 30 milímetros, os novos mísseis de cruzeiro guiados. No futuro os helicópteros de ataque poderão interagir com drones de ataque kamikazes.
@FFO