• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Helicóptero do US Army e jato regional da American Airlines colidem em voo sobre Washington

30 de janeiro de 2025
Helicóptero do US Army e jato regional da American Airlines colidem em voo sobre Washington. Destroços das aeronaves no rio Potomac (Foto: Redes Sociais).
Helicóptero do US Army e jato regional da American Airlines colidem em voo sobre Washington. Destroços das aeronaves no rio Potomac (Foto: Redes Sociais).

Helicóptero do US Army e jato regional da American Airlines colidem em voo sobre Washington. Um helicóptero UH-60L Black Hawk do Exército Americano, com três militares a bordo, e um jato regional CRJ700 da American Eagle Airlines, com 60 passageiros e quatro tripulantes, colidiram em voo na noite de ontem (29), no setor de aproximação da pista 33 do Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, D.C. O acidente resultou em dezenas de vítimas.

Câmera de segurança registro a colisão (Fonte: Redes Sociais).

O Bombardier CRJ700, matrícula N709PS, operado pela PSA Airlines, empresa do grupo American Airlines, realizava o voo JIA5342 procedente de Wichita, no Kansas. O helicóptero, um Sikorsky UH-60 Black Hawk (matrícula 00-26860) pertencente à Companhia Bravo do 12º Batalhão de Aviação do Exército, sediado em Davison Army Airfield, Fort Belvoir, estava realizando um voo de treinamento noturno na região de Washington.

Gravações do Controle de Tráfego Aéreo de Washington divulgado nas redes sociais mostram que momentos antes da colisão, por volta das 21:00 (horário local), o controlador de voo da Torre questionou se o piloto do “PAT 25” (indicativo de chamada do helicóptero) estava visual com o “CRJ na final” e o orientou a cruzar por trás do “American 342” mantendo separação com o mesmo.

Áudio do controle de Tráfego Aéreo de Washington alertando o piloto do helicóptero sobre o tráfego do jato da American (Fonte: Redes Sociais).

Por motivos desconhecidos, o piloto do helicóptero não seguiu as instruções do ATC e voo em direção ao CRJ700, vindo a colidir com o jato regional que estava no segmento final para pouso na pista 33 do Aeroporto Ronald Reagan. A meteorologia estava completamente favorável e sem degradação na hora do acidente. Vídeos de câmeras de segurança e de testemunhas registraram o momento da colisão.

Uma testemunha filmou de outro ângulo o choque entre o helicóptero e o jato reginal (Fonte: Redes Sociais).

Autoridades locais confirmaram que as aeronaves caíram no Rio Potomac, onde se concentraram as ações de busca e resgate das vítimas. Imediatamente após o acidente o Aeroporto Nacional Ronald Reagan teve todas suas operações suspensas e os voos foram redirecionados para o Aeroporto Internacional de Dulles, também na área de Washington

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e o National Transportation Safety Board (NTSB) iniciaram as investigações para apurar as causas deste trágico acidente.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login