Helicóptero Mi-35 da Força Aérea Tcheca recebeu uma pintura especial. A Vzdušné síly armády České republiky, ou Força Aérea da República Tcheca (CzAF), aplicou uma pintura especial em um dos seus helicópteros de ataque Mil Mi-35, em homenagem aos 80 anos de fundação do 221º Esquadrão de Helicópteros “Tiger”, sediado na 22ª Base da Força Aérea de Helicópteros de Náměšť.
A pintura da aeronave, matrícula 3369, remonta as tradições históricas do então 311º Esquadrão de Bombardeiros da Tchecoslováquia, da Royal Air Force (RAF). Estabelecido em 29 de julho de 1940, o “311” foi o único esquadrão de bombardeiros da RAF na Tchecoslováquia, durante a Segunda Guerra Mundial, e operava com aeronaves Vickers Wellington e Consolidated B-24 Liberator.
“A camuflagem é uma expressão de respeito e agradecimento a todos os pilotos, armeiros, mecânicos e outros especialistas em aviação que deram suas vidas na Segunda Guerra Mundial”, disse o Tenente Coronel Miroslav Šajban, comandante do 221º Esquadrão de Helicópteros.
A parte frontal do helicóptero recebeu a pintura da cabeça de um tigre, que simbolicamente conecta o esquadrão com a NATO Tiger Association (NTA), da qual a unidade é associada há mais de 20 anos. Na área central, em ambos lados da fuselagem, foram aplicadas as imagens realistas dos bombardeiros Vickers Wellington e Consolidated B-24 Liberator. A parte traseira e a cauda da aeronave recebeu uma pintura representando o céu noturno, com 311 estrelas homenageando os pilotos caídos em combate.
O projeto gráfico de autoria do artista tcheco Vladimír Hirscher, utilizou cerca de 50 kg de tinta. O Mi-35 recebeu a pintura após o término de uma revisão geral, realizada nas instalações da empresa estatal LOM Praga.
@FFO