Helicóptero EC-130B do IBAMA é incendiado em Manaus. Um helicóptero Eurocopter EC-130B4 operado pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), foi destruído por um incêndio criminoso na madrugada de segunda-feira (24/01), no Aeroclube de Flores (SWFN), em Manaus (AM). Conforme a Secretaria de Segurança do Amazonas, dois indivíduos pularam o muro do local e colocaram fogo na aeronave.
Conforme as informações divulgadas pela mídia, quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído grande parte do EC-130B, matrícula PR-HVB “IBAMA 1” (c/n 7353). Outro helicóptero do Instituto que estava estacionado próximo (provavelmente o EC-130B, PR-HBZ “IBAMA 2”), sofreu danos leves causados pelo calor do fogo.
Desde o final do ano passado a Polícia Federal e o IBAMA realizam a Operação Uiara II, que tem por objetivo a destruição de balsas e dragas ilegais que operam a atividade de garimpo de ouro na calha do Rio Madeira. A suspeita é que a ação criminosa contra os helicópteros do IBAMA, foi uma retaliação dos proprietários dessas balsas e dragas contra a operação dos órgãos federais.
O Secretário da Segurança do Amazonas, Carlos Alberto Mansur, disse que câmeras de segurança registraram o momento que dos dois homens desceram de um carro, pularam o muro do aeroclube e atearam fogo em uma das aeronaves. “O cerco eletrônico conseguiu mapear o carro utilizado por esses indivíduos. Agora estamos nas buscas, passamos essas informações para a Polícia Federal”, disse o secretário.
Em nota, o governo federal disse que “repudia qualquer ação contra a estrutura de combate aos crimes ambientais”, citando o ataque contra as aeronaves do Ibama. A Polícia Federal (PF) iniciou investigação para chegar aos criminosos.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO