Helicóptero de Mianmar é derrubado por grupo rebelde. Militares do Exército da Independência de Kachin (KIA), alegaram ter derrubado um helicóptero das Forças Armadas de Mianmar, utilizando um armamento do tipo um MANPADS (Man Portable Air Defense System).
O fato aconteceu na manhã de segunda-feira (03/05), na cidade de Moemauk, província de Kachin, uma área em conflito nas montanhas ao norte do país. Um vídeo foi divulgado nas redes sociais, mas o tipo de helicóptero não pôde ser confirmado, mas relatos sugerem que tratava-se de um helicóptero de ataque Mil Mi-35P.
Em 1º de fevereiro, um golpe militar depôs a líder civil Aung San Suu Kyi, eleita três meses antes. Desde então mais de 750 pessoas foram mortas nos protestos que se seguiram contra o golpe.
O KIA, uma das facções étnicas mais poderosas e que atua há décadas na região norte do país,tem sido alvo regular de ataques aéreos nas últimas semanas. Um oficial do grupo disse que apenas reagiu aos ataques aéreos dos militares do governo.
“O conselho militar [do governo] lançou ataques aéreos naquela área desde cerca de 8 ou 9 desta manhã … usando caças a jato e também disparou usando um helicóptero – então nós atiramos de volta neles”, disse o chefe do departamento de informações do KIA, Coronel Naw Bu. Ele não quis comentar sobre que armamento foi usado para derrubar o helicóptero.
Atualmente a Força de Defesa de Mianmar (MAF) possui uma frota de 14 helicópteros de ataque Mi-35P. A principal base operacional é Meiktila, Centro de Operações do Setor Central (SOC), mas a unidade possui destacamentos em Lashio (Sudeste SOC), Naypyitaw (SOC Central) e possivelmente um destacamento em Nampong, perto de Myitkyina, Estado de Kachin.
@FFO