Helicóptero da Marinha realiza Evacuação Aeromédica no Pantanal. Em 29 de maio, o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) da Marinha do Brasil (MB), foi acionado pelo Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul (MS), para realizar uma missão de transporte aeromédico, em Paiaguás, região do Pantanal, a cerca de 80 km de Corumbá.
A vítima, uma mulher de 45 anos, apresentava quadro clínico de desmaios devido a uma possível pedra na vesícula. O resgate foi realizado pelo HU-12, matrícula N-7053, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), subordinado ao Com6ºDN.
O deslocamento foi feito com acompanhamento de um médico do Hospital Naval de Ladário e, na chegada ao heliponto do EsqdHU-61, uma ambulância do Corpo de Bombeiros seguiu com a paciente para a Santa Casa de Corumbá.
A Marinha esclarece que o resgate de vítimas, por meio de Evacuação Aeromédica (EVAM), empregando helicópteros do Com6ºDN, é realizado, após solicitação do Corpo de Bombeiros, apenas em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de emergência. O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, período diurno, distância, entre outros.
@FFO