• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Helicóptero Black Hawk OPV autônomo foi operado por um militar que não era aviador

3 de novembro de 2025
Militar americano - não aviador - pela primeira vez operou helicóptero Black Hawk OPV autônomo. Foto: LM.
Helicóptero Black Hawk OPV autônomo foi operado por um militar que não era aviador. Foto: LM.

Helicóptero Black Hawk OPV autônomo foi operado por um militar que não era aviador. Um militar americano – não aviador – pela primeira vez planejou e executou missões reais com um helicóptero Sikorsky Black Hawk OPV (Pilotado Opcionalmente), equipado com a tecnologia de autonomia Lockheed Martin MATRIX.

A Sikorsky, em parceria com a Joint Personnel Recovery Agency e a Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA), empregou o Black Hawk OPV em um ambiente operacional para demonstrar o seu sistema autônomo desenvolvido para expandir o alcance em missões e reduzir os riscos para os militares. A demonstração ocorreu durante o exercício Northern Strike 25-2, realizado no mês de agosto.

Um Sargento de Primeira Classe da Guarda Nacional do Exército dos EUA, treinado em menos de uma hora, se tornou o primeiro militar a planejar, comandar e executar missões do Black Hawk OPV de forma independente, utilizando apenas o tablet do sistema.

Na missão, o Sargento enviou o Black Hawk OPV transportando uma carga útil para um local distante cerca de 130 km, onde comandou múltiplos lançamentos aéreos de precisão, marcando a primeira vez que o sistema autônomo foi operado por um combatente, e não por um piloto de testes ou um engenheiro treinado.

A Lockheed Martin destacou ainda que durante o Exercício Northern Strike, o Black Hawk OPV demonstrou mais três tipos de operações inéditas: transporte de carga interna, acoplamento de carga externa no sling (um tanque de água de 1.315 kg) sem intervenção humana; lançamento de paraquedas de precisão para um navio de patrulha da Guarda Costeira no lago Huron; e uma evacuação médica (MEDEVAC).

“Com vidas em jogo, o sistema de autonomia de voo MATRIX da Sikorsky pode transformar a maneira de como os militares realizam a suas missões,” disse Rich Benton, vice-presidente e gerente geral da Sikorsky, uma empresa do grupo Lockheed Martin. “Um Black Hawk OPV pode reduzir a carga de trabalho do piloto em um ambiente desafiador ou completar uma missão de reabastecimento sem tripulantes a bordo. Em situações de logística para áreas contestadas, um Black Hawk OPV operando como drone oferece aos comandantes maior resiliência e flexibilidade para o cumprimento da missão.”

A tecnologia MATRIX, utilizada para apoiar o programa Aircrew Labor In-cockpit Automation System (ALIAS) da DARPA, fornece aos operadores o controle avançado de aeronaves (uma capacidade antes reservada apenas aos pilotos treinados), permitindo realizar missões de reabastecimento logístico, recuperação de pessoal e operações em ambientes contestados em áreas perigosas ou de baixa visibilidade, sem colocar vidas em risco.

Fonte: Lockheed Martin

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login