Helibras entregou o 11º H225M para a Marinha do Brasil. Em 29 de junho, a Helibras, uma empresa do grupo Airbus, sediada em Itajubá (MG), entregou o décimo primeiro helicóptero H225M para a Marinha do Brasil (MB), de um total de dezesseis encomendados através do Projeto H-XBR. A aeronave será designada para a frota do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ).
Designada militarmente pela Marinha como UH-15 “Super Cougar”, a aeronave recebeu a matrícula N-7108, é a oitava desta versão incorporada, e destinada para missões de emprego geral, SAR diurno e noturno e em apoio às Operações Anfíbias e Operações Especiais. Além dos oito UH-15 (N-7101 à N-7108), a MB já recebeu três exemplares especialmente configuradas para a versão UH-15A (N-7201 à N-7203), com capacidade de realizar missões de Resgate em Combate (C-SAR).
Com a entrega do N-7108, último da versão UH-15, agora a Helibras trabalha nos cinco helicópteros da versão operacional H225M Naval, designadas pela Marinha como AH-15B. A previsão é que a primeira aeronave seja entregue no final deste ano.
O Programa H-XBR foi firmado em 2008 pelo Ministério da Defesa, visando o fornecimento de 50 novos helicópteros H225M para as três forças: Marinha do Brasil (UH-15/A Super Cougar), Exército Brasileiro (HM-4 Jaguar) e Força Aérea Brasileira (H-36 Caracal).
O H225M Super Cougar é um helicóptero militar de transporte tático pesado, desenvolvido a partir dos modelos da família Super Puma e Cougar. A versatilidade da cabine interna permite realizar operações de evacuação aeromédica (MEDEVAC), ou configuração de transporte tático com até 29 militares em assentos laterais. Operações com cargas internas são facilitadas pelas grandes portas deslizantes, enquanto que externamente pode transportar até 4.750 kg.
@FFO