HC-130J para a estação Barbers Point – Havaí da USCG. A Air Station Barbers Point, no Havaí da US Coast Guard – USCG (Guarda Costeira Dos Estado Unidos), recebeu sua primeira aeronave de vigilância de longo alcance HC-130J Super Hercules em 11 de junho. Os antigos HC-130H da estação estão sendo substituídos por aeronaves Super Hercules, com uma programação que prevê uma frota de quatro HC-130J em Barbers Point até o final do verão americano de 2022. A estação aérea Barbers Point será a terceira das cinco estações aéreas do USCG a fazer a transição para o Super Hercules.
O HC-130J apresenta motores e hélices mais avançados, que fornecem um aumento de 20% na velocidade e altitude e um aumento de 40% no alcance em relação ao HC-130H Hercules. Outra diferença notável é o sistema de oxigênio líquido, que permite às tripulações voar em altitudes mais elevadas, proporcionando um melhor ponto de vista para muitas missões. Essas aeronaves possuem cabine digital, capacidade de executar aproximações por GPS e são equipadas com o Minotaur Mission System Suite, que oferece recursos aprimorados para o uso de sensores, radar e equipamentos para coleta dados de inteligência.
“O maior desempenho irá melhorar o alcance, o tempo no local de busca e o acesso aos campos de aviação para melhor executar missões de busca e resgate de longo alcance, patrulha e missões de apoio logístico nos vastos 12,2 milhões de milhas quadradas de oceano aberto, atóis e nações insulares que compõem a área de operações da Barbers Point ”, disse Gerald Foreman, gerente do programa HC-130J.
A Guarda Costeira atualmente opera 13 HC-130J como parte de sua frota de aeronaves de vigilância de longo alcance. Hoje as Estações Aéreas da Guarda Costeira de Elizabeth City, Carolina do Norte e Kodiak, Alasca, já totalmente convertidas para o HC-130J. O primeiro HC-130J de Barbers Point é o USCG 2008 (c/n 382-5766) que veio da Estação de Elizabeth City, sendo entregue em 8 de junho no Havaí. Até o final do ano outro HC-130, vindo de Kodiak será transferido para Barbers Point.
Hoje mais dois C-130Js estão passando pelo processo de configuração para HC-130J, com as entregas previstas para setembro de 2021 e junho de 2022. Três HC-130J adicionais estão sob contrato, com entregas em 2023, 2024 e 2025, o que elevará a frota atual pra 18 aeronaves. A Guarda Costeira está adquirindo ao todo 22 novas aeronaves HC-130J totalmente configuradas para a missão de Guarda Costeira, para substituir seus antigos HC-130H.
@CAS