Hawkeye da RoCAF não será reparado. A Republic of China Air Force (RoCAF) declarou que não é economicamente viável recuperar o Grumman E-2K Hawkeye acidentando no último dia 25 de novembro de 2022 na Base Aérea de Pingtung South Air Base.
O acidente com o E-2K RoCAF 2503 ocorreu às 11h08 LT, quando após um voo de rotina a aeronave fez um pouso de barriga, derrapando na pista. O acidente, no qual ninguém ficou ferido, causou sérios danos aos sofisticados sistemas eletrônicos da aeronave. Segundo dados preliminares, o treinamento consistia em uma simulação de emergência de mau funcionamento do trem de pouso. Porém, ao finalmente pousar a aeronave, os pilotos se esqueceram de abaixar o trem de pouso, resultando em um acidente real. Surpreendentemente, o mesmo Hawkeye sofreu um acidente semelhante em 20 de março de 1997. A aeronave foi enviada de volta aos Estados Unidos, mas só pôde ser reparada com uma nova fuselagem, originalmente destinada à Marinha dos Estados Unidos.
Após uma avaliação, o RoCAF decidiu não realizar reparos caros na aeronave e usar a mesma para instrução e fornecimento de peças de reposição. Em novembro de 1995, Taiwan adquiriu quatro aeronaves E-2T Hawkeye de alerta aéreo antecipado (AEW) tático dos EUA. Em 2004, foram adquiridas mais duas aeronaves, que tinham a configuração Hawkeye 2000. As quatro aeronaves anteriores foram posteriormente atualizadas para a configuração Hawkeye 2000 também. Todos os seis E-2K (RoCAF 2501 a 2506) são operados pelo 2º Esquadrão de Alerta Antecipado (2nd Early Warning Squadron — 2nd EWS), sediado na Base Aérea de Pingtung South (RCDC), que a partir de agora, irá ter uma frota reduzida a cinco E-2K.
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