• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Hawker Hunter da ATAC caiu no mar

21 de junho de 2022
Hawker Hunter da ATAC caiu no mar (Foto: LAXSpotter97).
Hawker Hunter da ATAC caiu no mar (Foto: LAXSpotter97).

Hawker Hunter da ATAC caiu no mar. Um jato Hawker Hunter Mk. 58, fabricado em 1959, e operando para empresa de treinamento privado ATAC (Airborne Tactical Advantage Company), caiu no Oceano Atlântico, próximo da costa da Carolina do Norte, na tarde de ontem (20/06). A Guarda Costeira dos EUA resgatou o piloto, porém não divulgou a condição de saúde do mesmo, nem ele conseguiu ejetar da aeronave antes da queda.

As notícias do acidente foram captadas em canais de controle de tráfego aéreo acessíveis ao público, e divulgadas nas redes sociais. As gravações da comunicação da queda do jato (que pode ser acessada aqui), confirmam que o Hunter, prefixo civil N337AX, caiu no mar nas coordenadas 33º27.40N 77º29.30W.

A Federal Aviation Administration lançou um comunicado: “Um monomotor Hawker caiu no Oceano Atlântico a cerca de 40 milhas a sudeste do Aeroporto Internacional de Wilmington, na Carolina do Norte, por volta das 17h15, horário local de hoje. Apenas o piloto estava a bordo e foi resgatado pela Guarda Costeira dos EUA. A FAA e o National Transportation Safety Board investigarão. O NTSB será responsável pela investigação e fornecerá atualizações adicionais.”

Local da queda do N337AX, e o sobrevoo de aeronaves de apoio (Fonte: ADS-B Exchange).
Local da queda do N337AX, e o sobrevoo de aeronaves de apoio (Fonte: ADS-B Exchange).

O jato de 63 anos, era alugado para a ATAC pela empresa Hunter Aviation International, e estava acompanhado de outro Mk 58, prefixo N334AX, que permaneceu sobrevoando o local da queda durante um tempo, juntamente com outras aeronaves.

Desde a semana passada vários voos da ATAC – e outras aeronaves militares – estão sendo rastreados nesta área, onde parecem estar apoiando um Composite Unit Training Exercises (COMPTUEX), para o Grupo de Ataque Embarcado no porta-aviões USS George HW Bush da Marinha dos EUA. O COMPTUEX é a fase final na preparação de um grupo de ataque antes do porta-aviões sair para uma implantação.

Foram observados na área o KC-135R da Meta Aerospace, matrícula civil N571MA (ex-Força Aérea de Cingapura), e o jato executivo Learjet 36 da GH Equipment (N10FN), que também parece estar atuando em missões agressors (adversário) em apoio ao COMPTUEX.

Este é o qinto acidente com Hunter Mk.58 da ATAC desde 2012, incluindo um que caiu na costa de Oahu, no Havaí, em 2018.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login