• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Hawker Hunter Aviation de casa nova

2 de novembro de 2022
Hawker Hunter Aviation de casa nova (Foto: RAF Leeming).

Hawker Hunter Aviation de casa nova. Em 2018 o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK) anunciou um plano de redução de custos, que entre diversas ações, envolve o fechamento definitivo da Base Aérea da Royal Air Force (RAF) em Scampton, Lincolnshire. Entre as unidades que tiveram de ser realocadas estão a equipe acrobática “Red Arrows” e a empresa privada Hawker Hunter Aviation (HHA).

A Hawker Hunter Aviation (HHA) é uma empresa especializada em fornecer treinamento de combate aéreo “agressor” ou “Red Air” para os pilotos de caça da RAF. Com o fechamento de Scamptom, a HHA deverá mudar para as instalações da RAF Leeming, em North Yorkshire.

Jatos da Hawker Hunter Aviation operando na RAF leemning (Fotos: RAF Leeming).

Como o próprio nome indica, a HHA opera uma frota de 10 jatos multifuncionais Hawker Hunter Mk58, além de um Sukhoi SU22 M-4 e um Blackburn Buccaneer S2B. Além desses, a frota da empresa possui um jato Hunter muito especial, chamado de “Hawker Hunter Trainer” ou “Hawker Hunter Trials Platform”, conforme a missão que realiza.

Trata-se do Hawker Hunter T72, matrícula XE688 (c/n HABL/003035), convertido em uma aeronave de treinamento biplace a partir do Hunter Mk4 monoplace da RAF (XE704) e vendido para a Força Aérea Chilena sob a matrícula J-736.

No ano de 2000 esse jato especial foi comprado pela brasileira Embraer, onde recebeu a matrícula PP-XHH. A fabricante de aeronaves baseada em São José do Campos (SP), utilizou o Hawker Hunter como “aeronave-paquera” ou “chaseplane”, para acompanhar os voos de testes ou de fotografias dos seus aviões. Em 2018 o jato brasileiro foi vendido para a britânica HHA, que matriculou como XE688.

Hunter XE688 da HHA, ex-Embraer PP-XHH, operando na RAF Leeming (Fotos: Paul Rainford).

Após uma revisão de grande porte, desde janeiro de 2020 o Hunter – que possui dois assentos lado-a-lado – é utilizado em voos de treinamento de pilotos (“Hawker Hunter Trainer”) ou o assento da direita é ocupado por um operador de sensores em missões de treinamento militar (“Hawker Hunter Trials Platform”).

Curiosamente, algumas fontes afirmam que uma placa de identificação instalada na baía do trem de pouso do avião ex-Embraer mostra o número de construção (c/n) HABL/003031, pertencente ao antigo Hunter “XE688” original, que caiu em 23 de outubro de 1957, e que algumas peças foram aproveitadas em outras aeronaves.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login