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* ATUALIZAÇÃO – Hawker 800 do GEIV sai da pista em São José dos Campos

8 de abril de 2025
Hawker 800 do GEIV sai da pista em São José dos Campos (Foto: Redes Sociais).
Hawker 800 do GEIV sai da pista em São José dos Campos (Foto: Redes Sociais).

Hawker 800 do GEIV sai da pista em São José dos Campos. Um jato Hawker 800XP do Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira (FAB), saiu da pista ontem a noite (07), após pousar no Aeroporto de São José dos Campos (SBSJ), interior de São Paulo. Ninguém ficou ferido no incidente.

ATUALIZAÇÃO: Surgiram imagens nas redes sociais nesta terça-feira (08) mostrando alguns detalhes dos estragos causados ao IU-93M FAB 6053 após sua saída de pista em São José dos Campos/SP. O que aparentemente seria somente um incidente sem maiores consequências, poderá se tornar um sério prejuízo ao GEIV e à FAB, caso as análises técnicas demonstrem que a recuperação do jato de aproximadamente 25 anos possa ser economicamente inviável. Vamos aguardar as investigações.

Posição de parada do FAB 6053 no gramado ao lado da pista 16 de São José dos Campos (Foto: Redes Sociais).
Posição de parada do FAB 6053 no gramado ao lado da pista 16 de São José dos Campos (Foto: Redes Sociais).

A aeronave-laboratório IU-93M (designação do Hawker 800XP no GEIV), matrícula 6053, havia decolado do Aeroporto Santos Dumont (SBRJ), no Rio de Janeiro (RJ), onde fica a sede do Esquadrão, com destino à São José dos Campos, onde realizou dois procedimentos de toques-e-arremetidas na pista 16 para treinamento dos pilotos.

Rota realizada pelo GEIV 53 no dia do incidente (Fonte: FR24).
Rota realizada pelo GEIV 53 no dia do incidente (Fonte: FR24).

Na terceira aproximação para o pouso final, ocorreu a perda de controle no solo após o toque na pista 16, fazendo a aeronave sair pela lateral direita parando na área gramada. De acordo com as informações disponíveis, nenhum tripulante se feriu no evento que foi imediatamente atendido pelos bombeiros do aeródromo.

IU-93 similar ao acidentado (Foto: FAB).
IU-93 similar ao acidentado (Foto: FAB).

Subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o GEIV tem como função principal homologar, inspecionar e aferir todos os sistemas, equipamentos e procedimentos de auxílio à navegação aérea no País, garantindo a segurança das operações para todas aeronaves que voam no espaço aéreo nacional. O GEIV também realiza inspeções em alguns países vizinhos como o Paraguai e Uruguai.

Para realizar essa missão, o GEIV conta com pilotos e técnicos altamente qualificados e uma frota de oito aeronaves-laboratório equipadas com o sistema de inspeção em voo embarcado UNIFIS 3000, que avalia os sinais eletrônicos dos auxílios à navegação aérea. São quatro IU-93M matriculados de 6050 à 6053 e quatro IU-50 (Embraer Legacy 500) matriculados de 3601 à 3604. O incidente de ontem está sob investigação.

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