

Havelsan testa a operação em enxame com drones. A Havelsan anunciou um teste envolvendo outro aspecto de enxames de plataformas não tripuladas em seu teste com os UAVs POYRAZ, sendo o uso de múltiplos tipos de plataformas.
O UAV VTOL BULUT e o UGV armado BARKAN estavam presentes no teste de enxame. Isso indica que o BULUT foi designado como a principal plataforma de observação, por possuir sensores mais avançados, enquanto o BARKAN seria a unidade terrestre. Sabe-se que a Havelsan está trabalhando em um sistema não tripulado multidomínio, intitulado “Digital Troop”, onde diferentes tipos de UAVs (Veículos Aéreos Não Tripulados/Drones), UGVs (Veículos Terrestres Não Tripulados) e USVs (Veículos de Superfície Não Tripulados) operam em conjunto.
O POYRAZ é um UAV quadricóptero leve desenvolvido principalmente para missões de reconhecimento em curto alcance. O UAV foi anteriormente utilizado em conjunto com o UAV VTOL BAHA como parte dos esforços de socorro após o terremoto de Kahramanmaraş em 2023.
Embora o enxame de UAVs POYRAZ não seja de combate, ele pode realizar vigilância detalhada de grandes áreas em um tempo menor. Isso pode ser considerado benéfico principalmente para aplicações de segurança perimetral.
Outro ponto a observar é que o teste com o enxame POYRAZ deve ser considerado uma demonstração e validação da capacidade de operação em enxame, que servirá como um “manual” para a integração de UAVs mais capazes na estrutura de Tropas Digitais mencionada anteriormente.
Outro importante teste de enxame realizado recentemente pela STM ocorreu na Turquia, no qual 20 drones kamikaze quadricópteros KARGU atacaram seus alvos de forma coordenada.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS