O novo helicóptero desenvolvido pela empresa estatal chinesa Harbin, o Z-20, acaba de concluir uma campanha de testes bem-sucedida em todos os tipos de climas e latitudes e foi aceito para serviço ativo.
Um relatório da emissora de televisão chinesa CCTV revelou que o Z-20 foi testado em ambientes hostis, incluindo planaltos, regiões extremamente frias e regiões com alta umidade e altas temperaturas, antes de ser colocado em serviço.
O helicóptero Z-20 fez sua estreia pública no desfile militar do Dia Nacional em 1º de outubro de 2019. No China Helicopter Development Forum de 2019, realizado no município de Tianjin no norte da China, Wang Xibao, engenheiro-chefe do AVIC Harbin Aircraft Industry Group, disse que a nave usa muitas das tecnologias mais avançadas do mundo, incluindo controles de vibração ativos, fly-by-wire, design de rotor de baixo ruído e alto desempenho.
Embora na prática seja uma cópia do Sikorsky S-70, do qual algumas dezenas na versão civil estão em serviço na China, o Z-20 não é só um processo de engenharia reversa e pode ser um equivalente em termos de tecnologia às versões mais recentes do helicóptero da Sikorsky, como o UH-60M (S-70M) hoje em produção.
Isso irá permitir que as Força Armadas da China tenham uma plataforma robusta e confiável, com a flexibilidade necessária realizar não só um grande número de tarefas, mas a partir desta versão base, inúmeras variantes que respondam às necessidades de cada força. Da mesma forma, ter uma plataforma base unificada, o Z-20 cria uma manufatura, logística e manutenção facilitada.
Hoje o número de helicópteros disponíveis para todos os ramos do Exército de Libertação do Povo (PLA) é insuficiente. A aceitação final do Z-20 deve gerar um produção seriada em massa, mudando este cenário e dando a mobilidade necessária. O Z-20 deverá se tornar em breve o helicóptero mais numeroso no país, entrando em serviço não só com o Exército Chinês (PLA), mas também com a Força Aérea (PLAAF), forças navais (PLAN) e a Polícia, Além de já ter criado perspectivas de vendas de exportação, segundo a Harbin, que espera que ele seja o principal competidor do Black Hawk e suas versões.
@CAS