• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Hanwha usará GPS anti-interferência da BAE Systems para o K239 MLRS

6 de outubro de 2025
Conjunto de munições de Hanwha para o K239 MLRS. acima os foguetes guiados do sostema K239 Chunmoo MLRS. Foto: Hanwha.
Conjunto de munições de Hanwha para o K239 MLRS. acima os foguetes guiados do sostema K239 Chunmoo MLRS. Foto: Hanwha.

Hanwha usará GPS anti-interferência da BAE Systems para o K239 MLRS. A sul-coreana Hanwha Aerospace usará o GPS anti-interferência da BAE Systems nas munições do sistema K239 Chunmoo MLRS para atender às demandas da OTAN de maior resistência contra interferência de GNSS.

Outra medida para melhorar o K239 MLRS (Multiple Launch Rocket System), que pode disparar uma variedade de foguetes guiados, desde os foguetes CGR-080 de 239 mm até os CTM-290 TBM, foi integrar os receptores GPS anti-interferência nos foguetes guiados produzidos pela Hanwha Aerospace.

A Hanwha é responsável pelo desenvolvimento e produção de munições, enquanto a DAPA (Defense Acquisition Program Administration) da Coreia do Sul desenvolveu o lançador, que pode conter dois pods (12 foguetes CGR-080 ou dois CTM-290 TBM).

O primeiro cliente da OTAN do MLRS K239 é a Polônia, que adaptou o MLRS como Homar-K. As mudanças no Homar-K incluem a capacidade de usar foguetes de 122 mm produzidos localmente, normalmente utilizados em derivados do Grad. Romênia e Noruega podem seguir a Polônia como os próximos membros da OTAN a operar o K239.

Com algumas munições guiadas por GPS de membros da OTAN (GLSB, Excalibur) vem sofrendo desvios devido à implantação de sistemas de interferência GNSS pela Rússia contra a Ucrânia, projetos recentes de munições começaram a surgir com a exigência de resistência à interferência ou métodos de navegação alternativos (DSMAC, home-on-jam).

Assim, pode-se dizer que a Hanwha Aerospace, incentivada por seu sucesso de exportação na Polônia, busca maneiras de fortalecer sua posição no Ocidente diante das novas exigências.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login