A Hindustan Aeronautics (HAL) testou com sucesso em 21 de janeiro a uma Arma Anti-Aeródromo Inteligente (Smart Anti-Airfield Weapon – SAAW) a partir de de um treinador a jato Hawk Mk.132 – marcando um marco importante para o programa conduzido pela HAL de modernização do jato britânico denominado Hawk-i. O teste com a SAAW ocorreu na costa do estado indiano de Odisha.
Em um comunicado à imprensa, a empresa disse que seus pilotos de teste “executaram o lançamento da arma de uma maneira didática e todos os objetivos da missão foram cumpridos”. Ele acrescentou que todos os eventos da missão foram capturados por sistemas de telemetria e rastreamento, o que confirmou o sucesso dos testes.
“A plataforma Hawk-i de propriedade da empresa está sendo amplamente usada para a certificação de sistemas e armas desenvolvidos pela Defence Research and Development Organisation- DRDO e pelo Council of Scientific & Industrial Research – CSIR”.
Shri R Madhavan, presidente e diretor administrativo da HAL
De acordo com a HAL, o projeto Hawk-i ida Índia busca atualizar as capacidades de treinamento e combate do treinador Hawk, em serviço nas forças armadas do país. Pretende transformar a plataforma em um treinador a jato avançado para fornecer treinamento aprimorado de sensores e armas para tripulações aéreas em tempos de paz, permitindo que seja usado para operações de combate em tempos de conflito. A empresa acrescenta que está atualmente em negociações com os militares indianos para integrar uma série de armas ao Hawk.
Desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Imarat (RCI), o SAAW é um projeto local, classificado como uma munição de 125 kg com um alcance de 100 km. É descrito pela HAL como uma arma avançada para ataques de precisão, lançada do ar, que pode ser usada para destruir aeródromos inimigos e alvos associados, como radares, bunkers, pistas de táxi e pistas. A munição SAAW já concluiu com êxito os testes de tiro com aeronaves de ataque SEPECAT Jaguar operadas pela Força Aérea Indiana.