HAL Tejas realiza testes com mísseis Python-5 e Derby. A empresa indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL), informou que a sua aeronave de combate leve (LCA) Tejas, realizou em 27 de abril, um teste com o míssil de quinta geração ar-ar (AAM) Python-5, desenvolvido pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DRDO) do Ministério da Defesa Indiano.
Os ensaios também objetivaram a validação da capacidade aprimorada Derby, um míssil AAM BVR (Beyond Visual Range), que já está integrado ao HAL Tejas. Os disparos foram realizados em uma área de testes em Goa, encerrando uma série de avaliações de desempenho em cenários extremamente desafiadores.
A DRDO informou que ambos mísseis, o Python-5 e o Derby atingiram todos os alvos, validando assim sua capacidade operacional completa.
Previamente, foram realizados diversos voos de testes em Bengalluru, para avaliar o transporte dos mísseis, a sua integração com os aviônicos, radar de combate, sistema de disparo, bem como o sistema de controle de voo do Tejas.
Na área de testes de Goa, após os testes de separação do Python-5, foi realizado o disparo BVR contra um alvo Banshee, onde foram conduzidas avaliações de engajamento com o objetivo, em todos os aspectos.
Os testes foram realizados por aeronaves da HAL Tejas da Agência de Desenvolvimento Aeronáutico (ADA), comandadas por pilotos de testes do Centro Nacional de Testes de Voo (NFTC) da Força Aérea Indiana (IAF).
O AAM BVR Python 5 é um míssil de quinta geração que oferece ao caçador uma capacidade total de lançamento, desde curtas distâncias (WVR) ou grandes distâncias, além do alcance visual (BVR), onde possui grande possibilidade de abate do inimigo. Possui excelente resistência ao lançamento de contra-medidas, independentemente da manobra evasiva do alvo.
@FFO