HAL Tejas: delegação da indústria aeronáutica indiana visita Argentina. Uma delegação da Hindustan Aeronautics Limited (HAL) esteve em visita na Argentina, entre os dias 05 e 09 de junho. Acompanhados pelo Embaixador da Índia no país, eles mantiveram reuniões com o Ministro da Defesa, o Alto Comando das Forças Armadas e representantes da indústria aeronáutica da Argentina.
Fizeram parte da comitiva o Sr. Rajeev Agarwal (Diretor Executivo da HAL), o sr. Barenya Senapati (Gerente Geral de Finanças da HAL), o Gp. Capitão MR Anand (Piloto-Chefe de Testes) e pelo Sr. Dev Priya (Chefe do Prjeto HAL LCA), além do Sr. Dinesh Bhatia, embaixador da República da Índia na Argentina.
Entre seus primeiros compromissos no país sul-americano, a equipe indiana esteve reunida com o Comandante da Força Aérea Argentina (FAA), o Brigadeiro General Xavier. O objetivo foi apresentar mais detalhes do HAL Tejas, um candidato para suprir as necessidades da FAA na sua carência por um vetor supersônico de defesa aérea.
Os governos da Argentina e da Índia tem mantido conversas sobre uma possível negociação dos caças HAL Tejas. A FAA busca uma forma de contornar o orçamento limitado e os bloqueios do Reino Unido para a compra de equipamentos militares, em vigor desde o início dos anos 1980 com a guerra Malvinas/Falklands. A HAL, inclusive, ofereceu uma opção do Tejas sem equipamentos embarcados de origem britânica, conforme mostramos aqui.
A Força Aérea Argentina mantém outros acordos em andamento com a HAL, como a manutenção dos motores dos helicópteros SA315 Lama, através de um contrato assinado em fevereiro deste ano durante a feira Aero Índia 2023.
Os representantes da HAL também visitaram o Comandante do Exército Argentino, Tenente General Guillermo Olegario Pereda. O objetivo foi apresentar para o Oficial-General e uma equipe do Comando de Aviação o portfólio de helicópteros militares produzidos pela empresa indiana.
Na terça-feira (06/06), a delegação viajou até Córdoba, no norte do país, com o objetivo de conhecer as instalações da Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA). Atualmente a indústria estatal de aeronáutica, subordinada ao Ministério da Defesa argentino, desenvolve diversos projetos militares, sendo o principal deles a produção do jato de ataque IA-63 Pampa III.
No dia seguinte, a delegação indiana foi recebida pelo ministro da Defesa, Jorge Taiana, para discussão de assuntos relativos a cooperação bilateral no segmento da indústria de Defesa.
Em seu último compromisso no país sul-americano, a delegação da indústria aeronáutica indiana se reuniu com autoridades da Armada Argentina, em especial do Comando de Aviação Naval.
Fonte: Ministério de Defesa da Argentina
@FFO