HAL fará a manutenção dos SU-30MK2 de Uganda. Em 4 de março de 2022, Uganda e Índia assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para a manutenção e suporte técnico dos caças Sukhoi Su-30MK2 Flanker. O memorando de entendimento foi assinado pelo Tenente-General Charles Lutaaya, comandante da Força Aérea de Defesa do Povo de Uganda, na sede do Alto Comissariado da Índia em Kampala (Uganda).
A manutenção será feita pela empresa estatal indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL). A HAL tem uma licença de fabricação da Rússia para construir o Sukhoi Su-30. Se os Flankers serão transportados para a Índia ou se a Índia estabelecerá uma unidade de manutenção/suporte local, não se sabe no momento.
Os detalhes financeiros do MoU não foram revelados. A Força Aérea de Defesa do Povo de Uganda (UPDF – Uganda People’s Defence Forces) adquiriu seis Su-30MK2 Flankers entre 2011 e 2012 ao preço de US$ 635 milhões,. Os caças são operados pelo Esquadrão Su-30 no Aeroporto Internacional de Entebbe.
O Alto Comissariado da Índia, em sua conta no Twitter, disse que o acordo foi o primeiro grande acordo de defesa com Uganda. O Tenente-Coronel Ronald Kakurungu, porta-voz da UPDF, disse ao The Independent que Uganda usou os jatos SU-MK30 quando bombardeou campos das Forças Democráticas Aliadas (ADF – Allied Democratic Forces) em novembro de 2021, no início da caça aos militantes em Shujaa, na República Democrática do Congo.
@CAS