HAL e IAI vão converter Boeing 767 em aeronave MMTT. A Israel Aerospace Industries (IAI) e a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) assinaram um acordo para transformar aeronaves de passageiros Boeing 767 em aeronaves militares Multi Mission Tanker Transports (MMTTs). O serviço será oferecido a partir da conversão de aeronaves 767-300 comerciais usadas e será realizado em solo indiano.
O Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre às duas empresas em 6 de abril abrangerá não apenas a conversão das aeronaves de passageiros em MMTTs, mas também a conversão de aeronaves comerciais da linha Boeing em cargueiros, visando atender o mercado comercial e, também eventualmente o militar.
Segundo a IAI, “A conversão MMTT é baseada em longos anos de conhecimento acumulado e experiência em conversões de aeronaves. O projeto utilizará recursos locais [da Índia] para fabricar e comercializar a plataforma”. Boaz Levy, presidente e CEO da IAI.
A HAL espera que o projeto forneça ao ecossistema de defesa da Índia novos recursos e soluções econômicas no mercado. A empresa acrescentou que o projeto pode reforçar a campanha ‘Make in India’. No entanto, ainda não foi definido um prazo para o início do projeto. Uma fonte da HAL disse que os “detalhes básicos do acordo ainda estão sendo elaborados”.
A IAI também se recusou a especificar quando o projeto começará. Um porta-voz disse que a empresa “está trabalhando com a HAL no programa para fornecer ao Ministério da Defesa indiano a solução de melhor valor de acordo com suas necessidades”.
Esta não é a primeira vez que a IAI oferece uma conversão do B767 para a Índia. Após o cancelamento da Índia do programa Airbus A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) em junho de 2016, a IAI ofertou o seu MMTT baseado no B767-300ER.
@CAS