HAL demonstra capacidade embarcada do ALH Dhruv da GC Indiana. A empresa indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL), informou que o seu Advanced Light Helicopter (ALH) Dhruv Mk III MR, realizou testes de operações embarcadas. As avaliações foram realizadas a bordo do Navio de Patrulha Marítima (OPV) ICGS Sujay (17), classe Samarth, da Guarda Costeira Indiana (ICG).
Conforme divulgação da HAL, o Dhruv Mk III MR realizou operações de pouso, dobragem das pás e armazenamento no hangar do ICGS Sujay. O navio foi construído pela Goa Shipyard Limited, tem a capacidade de transportar um helicóptero leve e cinco embarcações menores de alta velocidade, incluindo dois Palfinger.
Os testes conjuntos foram realizados na costa de Chennai, e também incluíram atividades de manutenção da aeronave no hangar, cheques no convés, além de reabastecimento à quente (motores acionados) no convés.
Os testes serviram para comprovar as capacidades do ALH Dhruv Mk III para operações embarcadas com atividades de vigilância, SAR, monitoração de derramamento de petróleo, entre outras.
Os novos Mk-III navais estão equipados com moderno glasscockpit, IADS – Integrated Architecture Display System, motores mais potentes “Shakti” (Safran Ardiden 1H1) produzidos pela Safran Helicopter Engines e uma série de novos sistemas desenvolvidos e integrados pelo Rotary Wing Research and Design Center da HAL. Para missões de vigilância costeira, a aeronave possui um radar montado no nariz com cobertura de 270 graus que pode detectar, classificar e rastrear vários alvos marítimos. Também possui um radar de abertura sintética e funções como classificação e indicação de alvos móveis, incluindo modo de meteorologia. Há também um pod eletro-óptico multiespectral (EO) para reconhecimento, vigilância e localização de longo alcance, com braço de controle retrátil no lado do copiloto.
Recentemente a HAL entregou os primeiros Dhruv Mk III MR para a Guarda Costeira Indiana, como parte de um contrato de 16 aeronaves.
@FFO